MCR – Mineração Corumbaense Reunida

Razão Social
LHG Mining
www.lhgmining.com.br

Controle acionário 
Grupo J&F 

Fatos relevantes em 2023

- A J&F Mineração mudou de nome para LHG Mining. 

- A empresa começou a produzir o Natural Pellet, um tipo de granulado de teor de ferro e desempenho superior às referências do mercado, para ser utilizado no processo de redução direta para fabricação de aço. Este processo emite 40% menos de CO2 na produção do aço em relação à rota do alto-forno. A intenção da empresa é que o Natural Pellet seja um dos insumos para a produção do aço verde. um investimento de janeiro d20loc

- Foi iniciada a construção da planta de filtragem, o que dispensará o uso de barragem. A operação da planta começou em 2024; 

- Implantação de uma nova planta de beneficiamento com capacidade para produção de 6 milhões de toneladas por ano; 

- Melhorias operacionais no porto de Gregório Curvo; 

- Renovação da frota de caminhões, tratores e escavadeiras, trazendo mais eficiência energética e redução de GEE;

- Adoção do transbordo de carga em alto-mar 

Receita operacional em 2023

R$ 3,3 bilhões 

Produção em 2023 

Minério de ferro e manganês: 8,5 milhões t

Minas em atividade
Mina Santa Cruz

A mina Santa Cruz possui uma lavra de minério de ferro de alto teor, a céu aberto, e está em funcionamento desde 1974. Seu principal produto é o granulado (lump) de alto teor, produto único no mercado. Adicionalmente, a mina de Santa Cruz produz um fino natural (sínter feed) com teor acima da média do mercado e granulometria que permite alta produtividade para a produção de sínter.

Mina Urucum

A mina de Urucum está em operação desde 1903. Possui uma lavra de minério de ferro a céu aberto e uma lavra subterrânea de manganês, única no país. Além de granulados e finos de minério de ferro com qualidade similar aos da mina de Santa Cruz, Urucum produz também um granulado de manganês com excelente qualidade para a produção de ferro-ligas.

Processamento a seco

80% da produção de minério de ferro na J&F Mineração é realizada através de processamento a seco, processo que utiliza menores quantidades de água e, portanto, não gera rejeitos e dispensa a construção de barragens.

Além disso, devido às características únicas e intrínsecas de suas reservas, praticamente não existem perdas (geração de material estéril) durante as etapas de lavra e produção. Além do processamento a seco, a empresa utiliza sistema de filtragem e empilhamento a seco, prescindindo da utilização de barragens. 

O principal produto da LHG Mining é o granulado (lump) de minério de ferro, que por seu teor de concentração é considerado “natural pellet”, podendo substituir as pelotas nos processos de produção de aço. 

Projetos de expansão 

A empresa tem planos de aumentar sua capacidade de produção para até 50 milhões t/ano. Para 2024, a projeção de produção é de 14 milhões de toneladas. O maior potencial de expansão é na mina Santa Cruz. 

- Aquisição de 16 caminhões fora de estrada com capacidade para 100 toneladas de carga para substituir 40 caminhões de menor porte.  

- Substituição de 52 caminhões pelo transportador de correia de longa distância (TCLD), movido a eletricidade, no trajeto da mina até o pátio de carregamento, o que irá reduzir o consumo de combustível fóssil 

Contingente de empregados

Próprios: 2.200

Terceirizados: 900

Mais Perfis