Portfólio de Produtos de Gestão Territorial

22/06/2023
“Portfólio de Produtos da DHT”, tem conteúdo importante para otimizar o uso dos dados

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), tem produzido dados e informações ao longo dos últimos 50 anos que contribuem para a prevenção de desastres, gestão de recursos hídricos e ordenamento territorial no país. O conhecimento técnico-científico produzido e disponibilizado pelo SGB permite que gestores públicos e órgãos de proteção e defesa civil tenham subsídios para desenvolver ações e políticas públicas que beneficiem a população. “O conhecimento geológico e hidrológico se traduz no patrimônio de uma nação”, afirma a diretora da DHT, Alice Castilho.

Para consolidar essas informações, o SGB lançou, em junho, o “Portfólio de Produtos da DHT”, um conteúdo importante para otimizar o uso dos dados. “Quando a gente coloca tudo isso em um documento como esse, os gestores poderão identificar nesses produtos aqueles que são mais adequados às suas necessidades”. Com o documento é possível acessar, facilmente, as plataformas e os estudos do SGB nas áreas de hidrologia, hidrogeologia, geologia ambiental e engenharia, além de conferir detalhes sobre abrangência, status, duração e contato dos responsáveis. O “Portfólio de Produtos da DHT” está disponível aqui.

Nas áreas de hidrologia e hidrogeologia, é possível acessar estudos sobre as águas superficiais e subterrâneas, respectivamente. “Os dados gerados são a base do conhecimento hidrológico. Dimensionamento de estruturas hidráulicas, avaliação da disponibilidade hídrica, além de aproveitamento dos recursos hídricos são todos feitos com a utilização dessas informações”, ressalta Alice. Entre as plataformas para as áreas estão a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que monitora os principais rios do País; o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), que apresenta os dados gerados pelos Sistemas de Alertas Hidrológicos de 17 bacias hidrográficas. Nesta plataforma do SACE estão informações atualizadas sobre níveis de águas e são apresentados os mapas das manchas de inundação.

Esse conjunto de dados e conhecimentos técnicos permite a órgãos de defesa civil tomarem as decisões necessárias para evitar (ou minimizar) os potenciais danos decorrentes de fenômenos hidrológicos extremos, além de direcionar políticas públicas. “Com os sistemas, a gente beneficia 82 municípios e 7 milhões de pessoas”, destaca a diretora da DHT.

Na área de Geologia Ambiental, há o “Levantamento da Geodiversidade”, que engloba informações sobre o meio físico, bem como sobre a geologia, geomorfologia, hidrologia, hidrogeologia e os solos. De acordo com Alice, “a composição desses temas vai nos indicar áreas favoráveis e vulneráveis a determinados usos, em uma determinada região”. Além desse produto, a DHT entrega estudos na área de geoquímica ambiental, nos quais é feita a caracterização físico-química da água, do sedimento corrente e de solo. Os pesquisadores avaliam as características e as associam à origem natural (geologia) ou à contaminação (processos antrópicos, ou seja, relacionados à ação humana). O trabalho tem vertente para a geologia médica, que gera subsídios importantes para a promoção da saúde pública. 

Na área de geologia de engenharia, o SGB realiza o mapeamento de municípios e estudos geotécnicos para identificar áreas de risco geológico e oferecer subsídios que auxiliem na prevenção de desastres, de modo a salvar vidas. Os produtos também auxiliam no planejamento territorial de áreas que ainda não foram ocupadas. São mais de 1,6 mil municípios contemplados por Cartografias de Risco Geológico, Avaliações Técnicas Pós-Desastre, Cartas de Perigo, Cartas Geotécnicas, Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa e Diagnósticos da População em Áreas de Risco Geológico.

Direto da Fonte