CONTEÚDO APRESENTADO POR:

CPVC Corzan®: Desempenho, resistência e durabilidade na indústria

A linha de tubos e conexões de CPVC Corzan® estabelece um padrão de excelência nos diversos segmentos da indústria.

As aplicações industriais mais exigentes requerem tubulações com características de desempenho que correspondam às necessidades da instalação. Em muitos casos, produtos químicos altamente corrosivos fazem parte do processo produtivo e precisam ser transportados de maneira segura. Nesse sentido, o CPVC Corzan® se destaca por sua resistência comprovada a mais de 400 elementos químicos.

O CPVC foi comercializado pela primeira vez pela Lubrizol, parte do grupo Berkshire Hathaway, no início da década de 1960, e desde então provou seu valor em uma variedade de aplicações industriais, onde são aplicadas altas temperaturas e se faz necessário produtos com resistência à corrosão. O cloreto de polivinila clorado (CPVC) é um termoplástico de engenharia importante devido a seu custo de sistema relativamente baixo, alta temperatura de transição vítrea, alta temperatura de distorção de calor, inércia química e excelentes propriedades mecânicas, dielétricas e de chama e fumaça.

Resistência química e durabilidade

É vital para o processo de mineração garantir a segurança na aplicação e condução de produtos químicos. Falhas no sistema de transporte de fluidos podem gerar graves acidentes e comprometer seriamente o pleno funcionamento do processo produtivo.

Produtos químicos altamente corrosivos tipicamente utilizados em operações de mineração, muitas vezes em altas temperaturas, podem causar estragos na integridade da maioria dos sistemas de tubulação, criando desafios de manutenção e falhas prematuras.

Nesse sentido, o CPVC Corzan® se consolida como importante aliado na segurança das instalações e na otimização de processos, já que sua resistência a uma ampla gama de produtos químicos agressivos, aliada a sua resistência à corrosão, contribui para a redução das paradas e tempo de manutenção.

Dentre os elementos químicos mais conhecidos e utilizados, destacam-se a capacidade de de transportar ácido sulfúrico em concentrações de até 84%, mesmo em temperaturas elevadas. Além disso, é capaz de transportar, entre outros, ácido clorídrico e fosfórico em concentrações de até 85%.

A tabela de resistência química do CPVC Corzan® fornece uma visão abrangente da compatibilidade e resistência do material a mais de 400 elementos químicos diferentes.

Além disso, nos mais diversos ambientes produtivos é fundamental que os materiais aplicados possuam resistência física e possam suportar o armazenamento, instalação e operação sem deformar ou quebrar.

A medida da rigidez e capacidade de deformação de um material quando uma força é aplicada é chamada de módulo de elasticidade. Todos os materiais de tubulação o possuem, mas o módulo de elasticidade dos termoplásticos é mais baixo, dando a eles uma vantagem distinta sobre os sistemas de tubulação de metal. Isso significa, de maneira geral, que os sistemas de tubulação Corzan® são flexíveis o suficiente para absorver o choque de impactos típicos não severos, retornando à forma sem danos estruturais ao material ou ao seu sistema de conexão. Tais impactos podem resultar de queda durante o descarregamento ou no local de trabalho, arremesso do tubo ou queda de um objeto no tubo.

Dependendo do tipo e intensidade do impacto, a tubulação de metal pode amassar ou dobrar, o que afetará o fluxo de fluido em serviço. Além disso, pequenas rachaduras podem se formar, enfraquecendo a resistência da parede, limitando as capacidades de pressão e aumentando as preocupações com a corrosão. Parte do choque do impacto pode ser transferido para as costuras e juntas adjacentes.

Otimização é a chave!

Aliar resistência, alto desempenho e garantia de confiabilidade são fatores cruciais para o sucesso na aplicação de qualquer componente parte de um sistema produtivo. E confiar nesses componentes pode ser desafiador, principalmente quando desafiam materiais tradicionais como o aço (que podem apresentar corrosão, sedimentação e cristalização, comprometendo a integridade dos sistemas metálicos).

No Brasil, o CPVC Corzan® é fabricado exclusivamente pela Amanco Wavin, e por isso traz consigo uma ampla rede de suporte de materiais (ferramentas digitais, calculadoras de expansão, cursos...) e especialistas presentes em todo o território nacional.

Este conteúdo é de responsabilidade da Lubrizol.
A seção "Direto da Fonte" reproduz conteúdos diretamente de seus idealizadores.

Direto da Fonte