ArcelorMittal adquire 28% de participação na Vallourec

15/03/2024
Aquisição custou um valor total de aproximadamente 955 milhões de euros

 

A ArcelorMittal assinou contrato de compra de ações para adquirir 65.243.206 ações, o que representa cerca de 28,4% de participação acionária na Vallourec, por € 14,64 por ação de Fundos administrados pela Apollo Global Management, Inc., por um valor total de aproximadamente 955 milhões de euros. O fechamento da transação está sujeito a aprovações regulatórias e deverá ser concluído no segundo semestre do ano.

Tendo realizado uma reestruturação bem-sucedida nos últimos anos, a Vallourec apresenta uma oportunidade para aumentar a exposição da ArcelorMittal ao mercado tubular de valor agregado e downstream. A Vallourec é especializada em soluções tubulares premium para mercados de energia e aplicações industriais exigentes, oferecendo produtos inovadores, seguros e competitivos para setores como energia, automotivo e construção. Dos 2,2 milhões de toneladas de capacidade anual de laminação da Vallourec, 85% estão concentrados em centros de produção integrados e de baixo carbono nos Estados Unidos e no Brasil, ambos mercados estratégicos importantes para a ArcelorMittal.

Em 2023, a Vallourec reportou um EBITDA de 1,2 mil milhão de euros e vendas de 5,1 bilhões de euros. A empresa espera que o EBITDA do negócio de transição energética atinja entre 10 e 15% até 2030, dado o potencial de crescimento do hidrogénio, da geotérmica e da captura de carbono.

A ArcelorMittal não pretende lançar oferta pública de aquisição das ações remanescentes da Vallourec nos próximos seis meses. “A Vallourec é uma empresa tubular de qualidade e alto valor agregado, com posições de força estabelecidas nos atraentes mercados brasileiro e norte-americano. Como produtor de soluções tubulares premium, tem um papel crítico a desempenhar na transição energética, produzindo produtos vitais para aplicações de hidrogênio, CCS e geotérmicas, para as quais se espera que a procura cresça. Também tem uma pegada de carbono comparativamente baixa, com metas de melhoria ambiciosas. Estamos ansiosos para fazer parte do futuro da empresa”, disse Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal.

As instalações siderúrgicas da Vallourec no Brasil e nos EUA têm baixas emissões de carbono (produção de aço na América do Norte de 0,290 tCO 2 por tonelada de aço e produção de aço no Brasil de 0,945 tCO 2 por tonelada de aço, com um roteiro ambicioso para reduzir CO 2 (escopo 1, 2 e 3 a montante) em 30% em 2030 e 35% em 2035 (em comparação com a linha de base de 2021).

Direto da Fonte