Hochschild Mining dá treinamento mão-de-obra local

02/09/2022
No primeiro semestre de 2022, a Hochschild promoveu 20 cursos, mais que o dobro durante todo o ano anterior.

 

A Hochschild Mining está construindo a sua futura operação de ouro Mara Rosa, em Goiás, com início de produção previsto para 2024. Até lá, a companhia realiza uma série de ações em prol do desenvolvimento econômico e social do município, que completa 59 anos em 2 de setembro. Entre as atividades em desenvolvimento estão uma agenda de cursos e treinamentos para profissionalização da mão-de-obra local e capacitação de empresas em Mara Rosa e região. O objetivo é gerar negócios e receita aos municípios por meio dos impostos e do fomento ao comércio local. 

Para viabilizar as atividades, a Hochschild conta com o apoio de 80 colaboradores diretos, dos quais 70 deles trabalhando diretamente em Mara Rosa, enquanto outros 400 profissionais terceirizados e 23 empresas parceiras auxiliam nas mais diferentes atividades para a construção do projeto que vai atingir um total de 1.350 empregos diretos nesta fase e 810 empregos em sua fase de operação. “Goiás tem um excelente histórico na mineração, e queremos aproveitar o potencial de Mara Rosa, contratando fornecedores e profissionais locais. Assim, reforçamos o time do projeto com uma equipe qualificada, ao mesmo tempo em que apoiamos o município e sua população com oportunidades, geração de emprego e renda”, afirma Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild. 

Para qualificar os moradores da região, a companhia oferece treinamentos, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No primeiro semestre de 2022, a Hochschild promoveu 20 cursos, mais que o dobro durante todo o ano anterior. Para os empresários locais, a Hochschild contratou a empresa DVF Consultoria e implantou o Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), que realiza diagnósticos, palestras, capacitação em gestão e encontros de negócios, tudo para gerar oportunidade de crescimento para dezenas de empresas da região. 

Rayane Paiva, Consultora da DVF, comenta que das 50 empresas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, 29 são de Mara Rosa e atendem à Hochschild. “Há outras 131, que também são parceiras da companhia, mesmo não fazendo parte do programa de certificação. Dos 24 participantes do PROCEM, 23 são de Mara Rosa e atuam na fabricação, montagem e manutenção industrial, construção civil, engenharia de projetos, serviços, indústria e comércio em geral”, conta a Consultora. 

Além das oportunidades para empresas e pessoas, a Hochschild paga IPTU, IPVA e recolhe valores do Imposto Sobre Serviço (ISS) em Mara Rosa, que em julho ultrapassou R$ 374 mil, e tem expectativa de crescimento com a continuidade das obras. “Após o início da operação, ainda teremos a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) sobre a venda do ouro. Direta ou indiretamente, a Hochschild fomenta a arrecadação de diversos impostos, taxas e contribuições, fazendo a cidade crescer”, explica Edson Del Moro. 

Direto da Fonte