Projeto Trilha do Conhecimento completa um ano

27/09/2023
A Trilha do Conhecimento possui 13 estações temáticas, que contam a história do município de Mara Rosa

 

A equipe de Sustentabilidade da Hochschild Mining comemora em setembro um ano de implementação do projeto Trilha do Conhecimento, em Mara Rosa (GO). A Trilha do Conhecimento possui 13 estações temáticas, que contam a história do município de Mara Rosa, da mineração e cultura locais, entre outros aspectos, em um espaço acessível e inclusivo, situado no meio do município.

Em seu mês de aniversário, o projeto atingiu a marca de mil visitantes, de diferentes gêneros e idades, além de pessoas com deficiência (PCDs), vindas de mais de uma dezena de cidades, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Goiânia e São Paulo, além de Porangatu, Uruaçu, Campinorte, Nova Iguaçu e Amaralina, próximas à cidade de Mara Rosa. “Os retornos positivos que ouvimos das pessoas desde que inauguramos a Trilha mostram que ela está cumprindo bem o seu papel. Além de possibilitar que a população, inclusive de fora de Goiás, conheça a história e a cultura de Mara Rosa, ela traz informações importantes para o despertar da consciência ambiental, o que nos deixa muito orgulhosos em promover uma ação tão rica”, comenta a Gerente de Sustentabilidade da Hochschild Mining Brasil, Thelma Groque.

Dentre as visitas desse primeiro ano de projeto, uma foi mais que especial – a presença de Dona Mara Rosa que, junto com sua família, conheceu o projeto que conta um pouco da história da cidade que leva o seu nome. Além dela, cerca de 100 pioneiros, descendentes dos primeiros moradores do secular povoado de Amaro Leite, também percorreram a Trilha em junho, durante o “1º Encontro dos Filhos de Amaro Leite”, evento de resgate à memória e à rica história local. “Recebemos, ainda, alunos e professores de escolas da região, universidades, bombeiros mirins, idosos do asilo municipal, servidores e autoridades públicas municipais, estaduais e federais, além da ONG Patrulha Ambiental, da cidade de Porangatu. Todos auxiliando a Hochschild Mining a promover conhecimento, cultura e consciência ambiental”, acrescenta Marco Emílio Meireles, Consultor de Meio Ambiente da Hochschild.

Entre as ações desenvolvidas no projeto ambiental da Hochschild ocorreu o plantio de mudas no viveiro da Trilha do Conhecimento, iniciativa que se encontra em fase de implantação, e que poderá gerar até 50 mil unidades por ano para serem utilizadas na área da mina e na restauração/proteção de nascentes nos municípios de Mara Rosa e Amaralina.  As mudas produzidas neste local foram utilizadas na manhã do dia 21 de setembro, Dia da Árvore, quando a Hochschild convidou seus empregados a participarem da campanha “Ao plantar uma árvore, eu...”. Cada membro da equipe plantou sua própria muda na área próxima ao novo escritório administrativo, ao lado do Reservatório Pequi, e cada uma das mudas ganhou uma placa de identificação com o nome e setor do empregado responsável pelo plantio, junto de uma frase autoral e a data de realização da iniciativa. Se queremos deixar o melhor de nós para as futuras gerações, então por que não começar pelo meio ambiente?”, reflete Thelma Groque.

Direto da Fonte