Largo e Stryten criam JV para bateria de vanádio nos EUA

19/03/2024
Espera-se que esta joint venture forneça acesso ao eletrólito de vanádio produzido nos EUA, necessário para os fabricantes de VRFB

 

A Largo Inc assinou uma carta de intenções não vinculativa com a Stryten Energy LLC para estabelecer uma joint venture com 50% cada parte, que combinaria totalmente a empresa subsidiária de propriedade, Largo Clean Energy Corp. (LCE) com o negócio de bateria de fluxo redox de vanádio (VRFB) da Stryten. Este anúncio ocorre em conjunto com a Enel Green Power España e a entrada em operação pela LCE de um VRFB de 5,5 MW-h na Espanha, a implantação de um dos maiores sistemas de vanádio em escala de utilidade na Europa.

Espera-se que a combinação de décadas de experiência em tecnologia VRFB das partes, acesso a suprimentos de vanádio bruto de fontes amigáveis e capacidades de produção de eletrólitos em alto volume transforme o setor de armazenamento de energia de longa duração (LDES) na América do Norte. O mercado estimado nessa região para soluções VRFB LDES é de centenas de Gigawatts, exigindo a criação de uma cadeia de fornecimento de vanádio verticalmente integrada para atender de forma confiável essa demanda. Espera-se que esta joint venture forneça acesso ao eletrólito de vanádio produzido nos EUA, necessário para os fabricantes de VRFB acelerarem a implantação comercial de soluções de baterias de vanádio. “O acordo é um resultado direto da nossa revisão e avaliação de alternativas estratégicas para desbloquear e maximizar totalmente o valor da LCE”, disse Daniel Tellechea, Diretor e CEO Interino da Largo. “A proposta de valor distintiva que a LCE apresenta para baterias de vanádio e o setor de armazenamento de energia de longa duração, incluindo sua tecnologia patenteada de pilha de baterias de fluxo de vanádio, tecnologia de purificação de eletrólitos e acesso ao vanádio através da Largo Physical Vanadium Corp. (VANAF), foram fatores determinantes fundamentais para o avanço das nossas discussões com a Stryten. Além disso, a capacidade da Stryten de produzir eletrólitos em grandes volumes ajudará a reduzir o custo geral das soluções VRFB, um fator crítico para catalisar a adoção comercial da tecnologia e cumprir as metas do DOE LCOS”.

A operação está sujeita, entre outras condições, à negociação de acordos definitivos, à conclusão da devida diligência por ambas as partes e ao recebimento de quaisquer aprovações regulatórias e do Conselho necessárias. Não pode haver garantia de que a transação será concluída, nem pode haver qualquer garantia, se a operação for concluída, de que os benefícios potenciais serão realizados.

Direto da Fonte