Como atender a um aumento de demanda de 500% para alguns minerais?

02/04/2024
Evento Minerais da Transição, da Brasil Mineral, em São Paulo, busca respostas para essa questão.

 

As projeções do Banco Mundial indicam que, nas próximas décadas, haverá um crescimento exponencial da demanda por alguns minerais (como cobre, lítio, grafita, cobalto, níquel e outros) para atender ao consumo gerado pela transição energética. Em razão dessas projeções, várias questões têm surgido, tanto por parte dos produtores desses minerais quanto das empresas que precisam deles para suprir o mundo das tecnologias e produtos que a descarbonização requer. Dentre essas questões, destacam-se:

- As projeções de crescimento da demanda estão corretas?

- Como atender a essa demanda?

- Quais os caminhos para parcerias entre produtores de matérias primas e consumidores?

- De que forma as indústrias de veículos elétricos, geração de energias limpas renováveis e outras tecnologias que contribuem para a descarbonização do mundo podem atuar conjuntamente com os produtores das matérias primas minerais que elas demandam?

- Que papel pode ser desempenhado pelo nióbio (do qual o Brasil é o maior produtor mundial) nas tecnologias para transição energética?

- As projeções de crescimento do mercado de veículos elétricos estão superestimadas?

- Se a demanda pelos minerais para transição energética está aquecida, por que os preços estão caindo? Quais são os fatores determinantes para os preços? Há perspectivas de reação positiva desses preços?

- As mudanças nas tecnologias de baterias para veículos elétricos são viáveis?

- Quais os diferenciais que podem ser decisivos na produção de minerais como como terras raras, lítio e outros que são necessários à transição energética?

- Qual impacto para o mercado global de terras raras se continuar o monopólio da China?

- Quais são as vantagens e desvantagens para produção de energia solar e eólica quando comparada, por exemplo, com a produção de energia hidráulica?

Todas essas e outras questões serão discutidas no workshop “Minerais da Transição – Energias Limpas, Mobilidade e Novas Tecnologias”, que acontecerá na tarde do dia 03 de abril, em São Paulo, a partir das 14hs.

Organizado pela Brasil Mineral, com apoio dos escritórios Mattos Filhos e Caputo, Bastos e Serra, o evento terá como palestrantes e debatedores convidados Alexandre Baldy (chairman da BYD no Brasil), Fabiano Costa (CEO da AMG Brasil), José Irineu Medeiros (VP Regulatory Affairs da Stellantis), Marcelo de Carvalho (diretor executivo da Meteoric), Paulo Castellari Porchia (CEO da Appian Capital Brazil), Ramon Barua (CEO da Aclara Resources), Ricardo Lima (CEO da CBMM), Tito Martins (consultor, ex-CEO da Nexa Resources) e Walter Froes (CEO da CMU Energia).

A agenda do evento é composta dos seguintes painéis: 1) Veículos Elétricos; 2) Novas Tecnologias – Energia Solar e Eólica; 3) Geopolítica e Minerais para Transição Energética.

O workshop conta com patrocínio da Aclara Resources, CMU, Meteoric e Metso (Patrocínio Master), AMG Brasil e CBMM (Patrocínio Ouro), Niplan e Vila Rica (Patrocínio Prata).  

Direto da Fonte