Deputado Arnaldo Jardim pretende apresentar em agosto parecer favorável ao projeto de lei que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, visando o desenvolvimento sustentável e a transição energética do Brasil.
A missão será aproximar o setor mineral brasileiro das tecnologias de ponta do Stanford Mineral-X, o que inclui o uso de inteligência artificial para acelerar a descoberta de novos depósitos, melhorar processos e reduzir impactos.
Evento reuniu 25 delegações de 15 países diferentes na capital mineira para debater a expansão do escopo relacionado ao lítio do Brasil de 2024 para 2025.
Para cobre, lítio, níquel, cobalto, grafite e elementos de terras raras, a participação média de mercado dos três principais produtores aumentou de cerca de 82% em 2020 para 86% em 2024.
Leandro Gobbo, apresentou as iniciativas relacionadas ao Projeto Colina, em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, e as ações voltadas à infraestrutura na região norte de Minas Gerais.
Os geólogos encontraram anomalias expressivas de gálio em amostras de sedimentos de corrente e concentrados de bateia, indicando potencial para mineralizações primárias na região.
O segmento AMG Technologies também apresentou um desempenho extremamente forte, com a maior carteira de pedidos da história da AMG, de US$ 416 milhões, em 31 de março de 2025.