Aura Minerals lança projeto de vinícola em área minerada

08/02/2024
A iniciativa conta com o apoio da Fundação San Andrés, que trabalha para assegurar o crescimento econômico e social das comunidade

 

Fomentar a economia local, criando um legado positivo e duradouro. Esta é a proposta da Aura Minosa, unidade da Aura Minerals em Honduras. Com a presença de autoridades do país, a mineradora de ouro apresentou o projeto Sementes de Esperança que, de forma inédita, irá criar um vinhedo em área já minerada, com a proposta de trazer uma nova oportunidade econômica para as comunidades locais. 

A iniciativa conta com o apoio da Fundação San Andrés, que trabalha para assegurar o crescimento econômico e social das comunidades, para que sejam mais prósperas, inclusivas, resilientes e seguras. As ações estão sustentadas em cinco pilares: saúde, educação, sustentabilidade econômica, ambiental e direitos humanos.

Segundo Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals, “o momento marca um ‘sonho’ de atrair uma atividade diferente para a mineração responsável, que gera valor para todos os stakeholders, incluindo a comunidade, meio ambiente, colaboradores e empresa. O lançamento do projeto Sementes da Esperança pode gerar impacto significativo em Minosa, região de Cópan”.

Desde que chegou em Honduras, a mineradora se destaca pelo apoio à educação de mais de 8,5 mil alunos nos últimos dez anos e pela abertura de uma clínica médica para atender toda a população local, com fornecimento de medicamentos gratuitos, entre outras ações. No ambiental, mais de 90% da água utilizada no processo retorna à produção e praticamente o equivalente a 50% de toda a área minerada já está replantada. O objetivo é atingir 100% com espécies nativas.    

A ideia de levar o vinhedo para a área operada pela Aura em Honduras veio de uma inspiração familiar vivida por Rodrigo Barbosa. Ele conta que seus avós viviam em uma pequena cidade no interior de São Paulo – Espírito Santo do Pinhal – uma cidade histórica no meio das montanhas, com clima similar à hondurenha Santa Rosa. Até mesmo nas festas folclóricas as culturas de Brasil e Honduras se parecem.

A produção de vinhos mudou a vida dos moradores de Espírito Santo do Pinhal – “após análises de solo e clima se mostrarem favoráveis à produção de vinhos, alguns empresários se reuniram com representantes do Governo do Estado de São Paulo para desenvolver e implantar uma nova tecnologia para a produção de vinhos de alta qualidade”, conta Rodrigo. Depois de erros e acertos, a qualidade dos vinhos evoluiu a ponto de alcançarem, recentemente, premiação que os coloca entre os melhores vinhos do mundo, conforme atesta uma das publicações mais especializadas do setor.

“Com o lançamento deste projeto, queremos deixar um legado para as comunidades de Honduras. Em 20 anos, um sonho de empresários de Espírito Santo do Pinhal transformou a vida de toda uma cidade no interior do Brasil. Agora vamos viver juntos este mesmo sonho aqui. Com o vinhedo estamos inovando e plantando sementes de esperança, para proporcionar a esta região uma nova fonte econômica para seu desenvolvimento”.

Em sua primeira etapa, o projeto fará a investigação de solo e clima para verificar qual variedade de uva melhor se adapta ao local, segundo as condições agronômicas. O período se estende de 2024 a 2028. Tendo resultados positivos, o projeto contribuirá para o desenvolvimento da economia e abrirá cerca de 250 oportunidades de empregos.

Na mineradora, a formulação de soluções que tragam legado positivo é valorizada e estimulada pela Cultura Aura 360, pautada pelo respeito e pelo cuidado. Com esse olhar ampliado e o fato de que 90% da mão de obra da Aura Minosa é composta pela comunidade local, a companhia enxergou a necessidade de estimular uma nova atividade econômica que pudesse incentivar mais ainda os residentes locais e criar oportunidades na região.

Pesquisas e análises do solo e clima da região feitas pela equipe da companhia permitiram evidenciar que a terra próxima à unidade possui nutrição e sustentação suficientes para a plantação de sementes de uvas usadas em vinhos de alta qualidade. (Por Mara Formari)

Direto da Fonte