Produção nas minas supera expectativas no trimestre

08/04/2024
As quatro minas operacionais Aranzazu, Apoena (EPP), Minosa (San Andrés) e Almas registraram uma produção total de 68.181 onças equivalentes de ouro

 

A Aura Minerals anunciou que as quatro minas operacionais Aranzazu, Apoena (EPP), Minosa (San Andrés) e Almas registraram uma produção total de 68.181 onças equivalentes de ouro no primeiro trimestre de 2024, resultado em linha com o último trimestre do ano passado, graças à melhoria operacional de Minosa (San Andrés) e Almas. A preços constantes, a produção foi em linha com o apresentado no quarto trimestre de 2023 e 35% acima do mesmo trimestre do último ano. A produção total para o primeiro trimestre de 2024 superou as expectativas da companhia, aumentando sua confiança em atingir o guidance de produção consolidada, de 244.000 a 292.000 GEO.

A produção em Aranzazu caiu 5% no primeiro trimestre de 2024 e somou 25.001 GEO quando comparada ao último trimestre de 2023. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, a produção cresceu 5%, a preços constantes, isso devido ao sequenciamento de mina e em linha com as expectativas da Companhia, demonstrando a consistência na performance. Em Apoena (EPP), a produção foi de 12.105 GEO, 20% inferior em relação ao quarto trimestre de 2023 e 5% abaixo na comparação com um ano antes devido ao menor teor e ao sequenciamento da mina. A produção foi em linha com as expectativas da Aura, uma vez que o minério de alto teor advindo da mina de Ernesto esgotou-se no início deste trimestre.

Em Minosa (San Andres), a produção atingiu 19.186 GEO no trimestre, um aumento de 7% em comparação com o trimestre anterior e de 36% em relação ao primeiro trimestre de 2023, principalmente devido a um aumento na quantidade de minério empilhado e uma maior taxa de recuperação. Este é o quinto aumento trimestral consecutivo na produção, reflexo dos investimentos estratégicos realizados em Minosa e das melhorias implementadas no sistema de empilhamento realizadas no terceiro trimestre de 2023. Em Almas, a produção no primeiro trimestre de 2024 foi de 11.889 GEO, 24% acima da produção registrada no trimestre anterior. Essa melhoria significativa pode ser atribuída principalmente a uma série de iniciativas implementadas na operação de mina, visando recuperar a produtividade e superar os desafios enfrentados durante o terceiro e o quarto trimestre de 2023. “Começamos 2024 com muito otimismo, uma vez que todas as minas operaram atendendo ou excedendo as expectativas da companhia. Em especial, Minosa e Almas, que demonstraram mais uma vez a nossa capacidade de superar desafios operacionais por meio de melhorias e iniciativas estratégicas em nossas minas, e nossa prioridade segue em aprimorar o desempenho operacional não só delas, mas de todas as nossas unidades”, comentou Rodrigo Barbosa, Presidente e CEO da Aura.

Para o CEO, o bom resultado trimestral de 2024 reforça a confiança da Aura em alcançar o guidance de produção de 2024. “Com a recente valorização do preço do ouro, somada ao nosso controle de custos, esperamos sólidos fluxos de caixa em todas as nossas operações. Por fim, seguimos avançando na construção do Projeto Borborema, dentro do orçamento e prazo previstos, com início esperado para o primeiro semestre de 2025”.

A produção acumulada nos últimos doze meses até 31 de março de 2024 foi de 250.772 GEO, um aumento de 6% em comparação com os doze meses findos no quarto trimestre de 2023. A produção acumulada nesse período aumentou pelo terceiro trimestre consecutivo e está dentro das expectativas da Aura, resultado da produção de Almas e melhorias consistentes na produção em Minosa.

Direto da Fonte