Sigma Lithium inicia negociações com a chinesa BYD

14/01/2024
Negociações envolvem sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição

 

Citando o Financial Times, a Reuters divulgou que a fabricante chinesa de carros elétricos BYD está mantendo negociações com a Sigma Lithium sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição. Informa-se que a BYD manteve um encontro com a presidente-executiva da Sigma, Ana Cabral Gardner, em São Paulo, em dezembro passado, o que foi confirmado pelo presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, sem fornecer mais detalhes.

Em janeiro de 2024, a Sigma iniciou o processo para listagem primária da Sigma Brazil, proprietária dos direitos minerários de minério de lítio que a empresa possui no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, nas bolsas Nasdaq e de Cingapura, como um passo para a venda da empresa a grupos interessados. A Sigma está em negociações com as empresas CATL (maior fabricante de baterias de lítio da China), Volkswagen e agora a BYD. As negociações com a BYD envolvem tanto o fornecimento de concentrado de lítio grau bateria, para uma fábrica que a empresa chinesa pretende instalar no Brasil, com apoio financeiro da Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffet – que disse estar disposto a investir até R$ 3 bilhões – quanto uma possível associação ou aquisição.

Desde dezembro, os acionistas da Sigma Lithium estão trabalhando num possível acordo de venda, que esperam concluir até fevereiro. Segundo matéria publicada na Exame, a estratégia de listagem da Sigma Brazil acoplada ao processo de venda poderá facilitar a venda a grupos chineses, já que uma lei do Canadá, onde a Sigma Lithium foi primariamente criada e listada, prevê que o governo canadense deve aprovar qualquer mudança de controle de empresas que produzem minerais que são considerados críticos para o Canadá.  

No caso de uma aquisição, todos os acionistas detentores de papéis tanto da Sigma Lithium quanto da Sigma Brazil, não poderão participar.

Direto da Fonte