DMT assume controle da Saga Consultoria e amplia atuação no Brasil

17/04/2024
A partir de 17 de abril a Saga Consultoria passa a ser denominada DMT e os clientes podem acessar todo o portfólio de serviços da empresa alemã
Saulo Liberato e Luiz Gabriel Oliveira Lima

 

A DMT, que integra a Unidade de Negócio Energia & Recursos do GRUPO TÜV NORD, da Alemanha, está ampliando sua atuação no mercado brasileiro e latino-americano com a aquisição da maioria das ações da empresa Saga Consultoria, que passa a ser gerida no âmbito empresarial da DMT. Com isso, a partir de 17 de abril os clientes da DMT e da Saga Consultoria (que agora passa a ser denominada DMT) podem acessar todo o portfólio de serviços da empresa alemã, do seu centro de operações localizado em Belo Horizonte (MG).

Para Jens-Peter Lux, gestor da DMT, a participação majoritária na Saga Consultoria DMT oferece a possibilidade de abertura de novos mercados: “Graças às suas importantes reservas de matérias-primas minerais, o Brasil desempenha um papel determinante para a transição energética e de mobilidade, a digitalização e sustentabilidade no setor de matérias-primas”.

Maik Tiedemann, Diretor Geral da Unidade de Negócios Energia & Recursos da TÜV NORD GROUP e DMT, acrescenta que, “além disso, o país e nossa aquisição oferecem acesso a outras marcas relevantes na América Latina, como, por exemplo, na infraestrutura, construção ou setor energético. Temos o prazer de poder mostrar a DMT e demonstrar a nossa forma de trabalhar também nesta região."

De acordo com Vassilis Roubos, Head do segmento de Consultoria na DMT e diretor da DMT-Brasil, a aquisição abre oportunidades de crescimento para a DMT na América Latina, um mercado com grande potencial de crescimento futuro nos segmentos de engenharia e consultoria. “Buscaremos promover a marca DMT no Brasil com o apoio de um time motivado e altamente qualificado”. Ele acrescenta que a DMT tem um DNA na mineração, setor onde atua há mais de 250 anos. No entanto, apesar da forte atuação em diversos países, a DMT ainda não tinha uma presença forte na América Latina, o que agora acontece, como resultado da aquisição da Saga Consultoria, com a qual já tinha atuação conjunta desde 2018. “Isto é muito importante para nós, porque a mineração na América Latina e, e particularmente no Brasil, é uma das principais atividades. Há um espaço para a DMT ocupar”, acrescenta.

A equipe da Saga Consultoria é formada por 15 geólogos, engenheiros e técnicos de minas sob a direção dos fundadores da empresa, Saulo Liberato e Luiz Gabriel de Oliveira Lima. No passado, a Saga Consultoria esteve focada em serviços de consultoria no setor mineral e, entre outros, produziu estudos de viabilidade, análises de rentabilidade e avaliações de recursos. Além disso, como a DMT, a Saga Consultoria agora oferece acesso ao amplo portfólio de toda a cadeia de criação de valor de matérias-primas e ainda mais.

Serviços em toda a cadeia de criação de valor das materias-primas

O portfólio de serviços da DMT no setor das matérias-primas abrange todos os níveis da cadeia de criação de valor. Estes incluem, entre outros, a prospecção e avaliação de recursos, estudos de viabilidade e planos detalhados de exploração mineral, acompanhamento de construção e gestão de projetos, aconselhamento na área de técnicas de engenharia, optimização e formação, digitalização e automatização, due diligence para a área financeira e de seguros, bem como conceitos e planejamento de descomissionamento e de sustentabilidade e ESG (“Governança Ambiental, Social e Corporativa”) e assessoria para implementação de medidas.

A DMT informa que também está presente nos mercados de construção de plantas e tecnologia de processos, infraestrutura e construção, bem como no setor de energia. Agora o DMT GROUP também pode colaborar com empresas e instituições públicas da América Latina, por exemplo, em projetos geotérmicos, no planejamento de plantas ou na construção de túneis.

A apresentação da nova empresa ao mercado acontecerá em maio, na capital mineira.

A Saga Consultoria nasceu em 2015, iniciando na parte de consultoria em Engenharia de Minas, Planejamento de Lavra e Estudos de Viabilidade. Depois agregou a parte de Geologia, certificação de recursos e reservas e hoje o escopo é bem mais abrangente, cobrindo toda a gama de commodities minerais, prestando serviços para algumas das principais mineradoras no País, segundo o sócio-diretor Saulo Liberato. A partir de 2018 a empresa estabeleceu uma parceria com a DMT, que culminou com a aquisição, consumada em 17 de abril de 2024.

Direto da Fonte