A empresa investe no chamado "minério verde", também conhecido como pellet feed, uma matéria-prima com baixos níveis de impurezas capaz de reduzir em até 50% a emissão de CO₂.
Com recursos do Fundo Clima, os empreendimentos vão reduzir as emissões de mais de 100 mil toneladas anuais de gases do efeito estufa equivalente e gerar cerca de 4.500 empregos diretos e indiretos.
Os recursos agora somam 1,7 bilhão de toneladas, volume superior aos 1,37 bilhão anterior, o que fortalece os planos da empresa para uma operação integrada de 5 milhões de toneladas anuais de ferro verde - HBI .
O acordo com a Hafeet Rail viabiliza a integração da cadeia de suprimentos da mineração, transportando o minério de ferro produzido pela Itaminas em Sarzedo, Minas Gerais, até o Oriente Médio.
Os moradores locais são contra o projeto por temerem os impactos ambientais do empreendimento, que pode provocar poluição do ar, destruição de nascentes e instabilidade do solo.
O adiantamento da compra da Itaminas permite à empresa desenvolver um plano maior de expansão, com a capacidade de produção anual saltando das atuais 6,5 milhões de toneladas para 10 milhões de toneladas até 2026.
O empreendimento da LGA entrará em operação completa no segundo semestre de 2025 e tem como premissa estratégica a capacidade de processar ROM (run of mine) com menor teor de ferro, e transformá-los em concentrados com mais de 65% de Ferro.
Após passar pelo período mais crítico de chuvas sem maiores problemas no processo produtivo, a empresa conseguiu superar de forma significativa a marca do ano passado.