Em 2025, o Mining Innovation Summit terá como tema “Mining for the future: Inovação, compartilhamento & geração de valor e reunirá mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, com expectativa de superar 700 participantes.
A planta-piloto faz parte do projeto anunciado em 2023, quando a Boston Metal firmou compromisso de investir R$ 573 milhões no mesmo município, com previsão de iniciar a operação no primeiro semestre de 2025.
A Finep diz que a ideia é investir em projetos que agreguem valor a esses minerais, tornando-os cruciais para as tecnologias da transição energética e da descarbonização econômica.
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, falará sobre a importância do minério para as tecnologias do futuro, fazendo uma conexão com a atuação da empresa na região.
O acordo reforça a parceria entre as instituições com o objetivo de desenvolver novos projetos de pesquisa e avançar em projetos já apoiados pelo convênio.
O Tecnossolo é uma alternativa sustentável que nasceu no Projeto IXOHA (Palavra em Tupi Guarani, que significa “vida” e condensa as iniciativas de melhorias da Gestão Ambiental da mina de bauxita.
O Memorando de Entendimento também contempla o fornecimento de minério de ferro da Vale para as operações comerciais da GreenIron em Sandviken, na Suécia.
Além da mina de Pitinga, localizada em Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, a Taboca opera uma unidade de metalurgia em Pirapora do Bom Jesus (SP), onde processa o concentrado oriundo de Pitinga.