Projeto visa reduzir dependência da mineração

03/01/2023
Programa visa “estimular a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, com ênfase naqueles que tragam impactos positivos para as respectivas comunidades.

 

Com o objetivo de reduzir a mínero-dependência econômica de algumas cidades e regiões do País, começando por Minas Gerais, a Semente Negócios, uma empresa de educação empreendedora que trabalha com inovação que valoriza a vida, criou o Projeto Horizonte, que tem como motivação principal ajudar no desenvolvimento territorial e econômico desses locais. O programa visa “estimular a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, com ênfase naqueles que tragam impactos positivos para as respectivas comunidades, de acordo com a empresa. Inicialmente, fazem parte do programa a cidade de Itabirito, dois distritos de Ouro Preto (Antônio Pereira e Engenho Correia), o distrito Macacos, em Barão de Cocais, e quatro distritos de Santa Bárbara (André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos).

Atualmente há 39 negócios acelerados pela Semente no programa, dentre os quais se destacaTC Idiomas, localizada em Itabirito. Fundado pelo administrador Tiago Carvalho, e a psicóloga Camila Barreto, o empreendimento tem o desafio e propósito de empoderar crianças, jovens e adultos para a construção de um futuro melhor aprendendo uma nova língua. Ou seja, por meio da educação, mais precisamente do ensino do idioma inglês e das relações interculturais, a escola atende os alunos em turmas reduzidas e promovendo um grande intercâmbio cultural para que a formação ocorra para além da língua.

“O nosso grande diferencial é a acessibilidade, já que os valores cobrados por escolas de línguas estrangeiras no Brasil normalmente são altos e pouco acessíveis, criando uma grande segregação social”, afirma Tiago. O projeto já conta com 1.552 alunos atendidos, distribuídos nas escolas de Itabirito, Cachoeira do Campo e aulas online. Cerca de 63% dos estudantes são de escolas públicas da cidade e de classes sociais consideradas C e D. 

Outro empreendimento destacado pela Semente fica em Macacos (MG). Criada por Tatiana Sansi, educadora e empreendedora social, a Bordô.amão oferece cursos de bordado à distância. Desde 2013, a empresa já ensinou mais de três mil pessoas a bordar e, além da capacitação no tecer, a proposta é, também, apoiar mulheres a criarem seus próprios negócios por meio de oficinas de bordado livre. Fornecendo também oportunidade financeira, o empreendimento também tem transformado e empoderado diversas mulheres sem perspectivas.

“Nossa proposta principal é apoiar e capacitar moradores e moradoras na abertura e na transição de empreendimentos para a lógica de negócios com propósito, ou seja, aqueles que buscam trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região, que tem sofrido tanto nos últimos anos”, explica o CEO da Semente Negócios, Márcio Jappe. A empresa tem ajudado esses empreendedores por meio de uma estrutura de capacitação composta por oficinas, transmissões ao vivo, consultorias, aporte financeiro de capital semente para investimento na estruturação produtiva e aquisição de equipamentos necessários aos negócios, mentorias e rodas de aprendizagem para avançarem em suas vendas, com evolução significativa em relação às suas competências empreendedoras.

O Projeto Horizonte é uma iniciativa da Vale, com execução da Semente Negócios, desenhado para contribuir com a diversificação econômica e busca de soluções para os principais desafios socioambientais vivenciados pelas localidades mineiras de Itabirito, Barão de Cocais, Macacos, Antônio Pereira, Engenho Correia, e outros quatro territórios de Santa Bárbara: André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos.

A proposta do Projeto é apoiar e capacitar moradores na abertura e na transição de empreendimentos para a lógica de negócios com propósito – aqueles que buscam trazer impactos sociais e ambientais positivos, além de gerar renda para empreendedores e empreendedoras. 

Direto da Fonte