Imagem da mineração é associada à ilegalidade na América Latina

05/10/2023
A comunidade latino-americana não vê mais o setor como sinônimo de prosperidade

 

Segundo o relatório “Uma segunda chance para a mineração na América Latina: elementos para reivindicar sua história”, elaborado pela equipe de Deep Learning da LLYC, a comunidade latino-americana não vê mais o setor como sinônimo de prosperidade e questiona os impactos ambientais das atividades da mineração. A principal conclusão do estudo é que para 50% dos entrevistados as menções nas redes sociais associam o setor à ilegalidade.

A consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos LLYC analisou mais de 1,4 milhão de mensagens na esfera digital em dez países da América Latina para entender a percepção sobre o setor mineral. A consultoria utilizou técnicas de Big Data e Inteligência Artificial (IA) no trabalho. E, segundo o estudo, é preciso mudar a narrativa, humanizar o discurso e sair do clichê da sustentabilidade para que o setor extrativo latino-americano consiga comunicar seu valor.

As conclusões do relatório são de que 50% das menções ao setor se referem à mineração ilegal, o que demonstra que as atividades ilegais estão presentes na consciência pública e são associadas ao setor como um todo; os governos e o próprio setor de mineração aprofundam imaginários que não contribuem para um posicionamento correto sobre o setor; o impacto da mineração é um argumento eleitoral e uma cruzada na gestão dos governos locais e nacionais; o setor enfrenta o desafio de deixar de se comunicar apenas dentro da própria esfera, o que atualmente tem gerado um impacto mínimo e predominantemente negativo na conversação pública; a mineração está estigmatizada à corrupção, violência e tráfico de drogas, entre outros problemas específicos da América Latina, devido à ilegalidade de algumas atividades.

Para o estudo, a mineração sustentável representa apenas 2% das menções na conversa e as mensagens positivas que traz ficam limitadas, em grande medida, dentro de seu próprio círculo de influência. “Está claro que o setor precisa de uma abordagem estratégica para lidar com essas questões e conseguir comunicar de forma eficaz sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e responsável na região, e isso pode ser feito por meio de uma série de elementos que levantamos neste estudo”, disse Darío Álvarez, CEO da LLYC USA.

A LLYC recomenda que o setor abandone uma tendência passiva na comunicação e invista na proatividade, além de mudar a narrativa, sair do clichê da sustentabilidade, humanizar o discurso, colocá-lo em ação por meio de outros canais, além de se dirigir a todos os públicos, incluindo os detratores.

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