Doação de fertilizantes feitos a partir da escória do aço

02/02/2024
O fertilizante será destinado a projetos da agricultura familiar e de recuperação de áreas de pastagem degradadas

 

Uma divisão da Enviri Corporation, fornecedor global de soluções e serviços ambientais para as indústrias siderúrgica, a Harsco Environmental América Latina assinou termo de cooperação com o Governo de Minas Gerais para doação de 10 mil toneladas por ano do fertilizante AgroSilício para o governo estadual. O acordo foi firmado no Palácio Tiradentes, com a presença do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Professor Mateus Simões; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; de Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico; de Antonio Carlos Arantes e Gustavo Santana, deputados estaduais; de Otávio Maia, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); de Maria Bueno, a representante do Consulado Britânico em Belo Horizonte; de Antonio Carlos de Moraes, diretor presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA-MG); e de Renato Laguardia de Oliveira, diretor financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), além de prefeitos e outras autoridades.

O fertilizante será destinado a projetos apoiados pelo Governo de Minas, em duas frentes: programas agricultura familiar e projetos de recuperação de áreas de pastagem degradadas. O AgroSilício, desenvolvido pela Harsco Environmental, é um fertilizante sustentável fabricado a partir da escória do aço, um resíduo da indústria siderúrgica. No processo produtivo do fertilizante, os resíduos do aço retornam como matéria-prima novamente para o setor siderúrgico e os resíduos não metálicos são separados para a produção do AgroSilício. Assim, seu processo de produção está 100% inserido dentro dos conceitos de economia circular. O AgroSilício é usado para corrigir desequilíbrios químicos, deficiências de nutrientes e toxicidade do solo, além de apresentar excelentes resultados para a produtividade agrícola. O produto gera 95% menos de emissões de dióxido de carbono do que outros fertilizantes similares. "Parcerias técnicas são sempre importantes para que consigamos promover melhorias significativas para os agricultores familiares. Com esta assinatura, enquanto durar a parceria serão beneficiados, por ano, até 2 mil pequenos produtores de nove regiões mineiras. É uma forma de melhorar a produtividade, de forma sustentável, com potencial de atendimento de agricultores de cerca de 270 municípios. Ficamos muito satisfeitos por promover um incentivo a mais para quem vive essencialmente da terra poder crescer, produzir cada vez mais e gerar mais renda para suas famílias", destaca Professor Mateus Simões, Vice-governador do Estado de Minas Gerais.

A doação do AgroSilício para o governo de Minas Gerais está inserida no compromisso da Harsco Environmental de impulsionar a sustentabilidade, promovendo a reciclagem e a reutilização de subprodutos da fabricação de aço. A iniciativa visa não apenas beneficiar os projetos de agricultura familiar e preservação ambiental apoiados, mas também fortalecer a consciência sobre a importância da economia circular. “A parceria com o Governo de Minas Gerais é demonstração do compromisso socioambiental da Harsco. Estamos muito orgulhosos por participar dessa iniciativa, que une um produto ambientalmente sustentável com ações de apoio social. É uma grande satisfação poder contribuir para um ambiente mais sustentável e apoiar o Estado de Minas, tão importante para a nossa empresa. Sem dúvida, o AgroSilício trará grandes benefícios para os projetos de agricultura familiar e regeneração de pastagens degradadas apoiados pelo governo mineiro. Estamos ansiosos para ver os impactos positivos dessa ação”, destaca Wender Alves, presidente da Harsco Environmental na América Latina.

Direto da Fonte