Atlas afirma potencial de projeto em Minas Gerais

24/11/2022
A Área de Neves é um subconjunto do projeto da companhia e está situada em Araçuaí (MG).

 

A Atlas Lithium Corporation divulgou os resultados dos primeiros 23 furos perfurados no programa de exploração de lítio da empresa no alvo de Abelhas, na área de Neves, parte de seu principal projeto em Minas Gerais. O projeto mineiro abrange 227 km² de direitos minerais de lítio que a Atlas acredita ser a maior coleção desse tipo no estado de Minas Gerais. 

A Área de Neves é um subconjunto do projeto da companhia e está situada no distrito de mineração de Araçuaí, dentro da prolífica Província Pegmatítica do Leste Brasileiro em Minas Gerais. “Estes são resultados fortes de nosso programa de perfuração em Neves, tanto em termos de teores de lítio quanto em espessuras encontradas até agora”, disse Volodymr Myadzel, PhD, vice-presidente sênior de geologia da Atlas Lithium.

Marc Fogassa, presidente e diretor executivo da Atlas Lithium, comentou: “Esta é uma demonstração do potencial de recursos de lítio dentro de nosso portfólio de propriedades 100% detidas no principal distrito brasileiro de lítio hard-rock. Além disso, conforme detalhado em nosso relatório técnico de exploração inicial, testes metalúrgicos preliminares em amostras coletadas de nosso projeto de lítio demonstram a capacidade de obter concentrado de lítio de grau comercial”. A companhia está trabalhando para delinear seus recursos de lítio, ao mesmo tempo em que avança na análise metalúrgica de seu material de minério para avançar em direção à meta de geração de receita de produzir concentrado de lítio, um produto muito procurado na cadeia de fornecimento de baterias para veículos elétricos.

Em particular, a Atlas Lithium está nos estágios iniciais de planejamento para desenvolver e possuir 100% de uma instalação de concentração de lítio capaz de produzir 150.000 toneladas de concentrado de lítio anualmente. Em 18 de novembro de 2022, o preço do concentrado de lítio cotado pela S&P Global Markets Platts era de US$ 7.700 por tonelada; no entanto, esse preço é conhecido por flutuar significativamente. A Companhia foi abordada por alguns potenciais pré-compradores de sua produção futura; não pode haver garantia, no entanto, de que tais discussões resultarão em quaisquer acordos vinculativos.

Desde o início da perfuração, a Atlas Lithium tem explorado apenas a porção oeste do Alvo de Abelhas, uma porcentagem muito pequena de sua pegada total do projeto. Abelhas está localizado dentro de Neves e compreende um aglomerado de diques pegmatíticos intrusivos de direção nordeste que foram mapeados em uma área aproximada de 1.000 metros por 400 metros. A mineralização de lítio hospedada em pegmatito ocorre principalmente nos minerais espodumênio e, em menor extensão, petalita. 

Em 31 de outubro de 2022, a Atlas Lithium completou 35 furos de diamante totalizando 2.691 metros em Abelhas. A perfuração interceptou um dique com mineralização de lítio de alto teor variando de 1,00% Li2O a até 3,25% Li2O, e esse dique permanece aberto tanto a nordeste quanto a sudoeste, bem como em profundidade. 

Paralelamente ao seu programa de perfuração em andamento, a Atlas Lithium lançou recentemente um programa de testes metalúrgicos para avaliar o potencial de recuperação de concentrado de espodumênio de grau comercial do pegmatito Abelhas fresco. No início deste ano, os resultados de um teste inicial de separação de líquido denso concluído em material de pegmatito desgastado produziram graus de concentrado de Li2O acima do grau comercial padrão de 6,0% de Li2O da indústria de lítio. O material de pegmatito de Abelhas pode ser passível de separação por gravidade usando os métodos de separação de meio denso (DMS), atualmente em uso em operações de processamento de espodumênio em escala industrial.

Direto da Fonte