Viridis se compromete a investir R$ 1,35 bilhão em Minas Gerais

01/03/2024
O protocolo estabelece a instalação do Projeto Colossus, que objetiva o desenvolvimento da mineração de terras raras

 

O governo de Minas Gerais e a empresa australiana Viridis Mineração e Minerais, assinaram um protocolo de investimentos no valor de R$ 1,35 bilhão em Poços de Caldas, para aproveitamento de recursos de terras raras de alto teor. O protocolo estabelece a instalação do Projeto Colossus, que objetiva o desenvolvimento da mineração de terras raras e elementos na região.

“Isso é muito importante para que Poços de Caldas faça parte da nova matriz global de geração de energia verde”, destacou o CEO da Viridis Mineração e Minerais, Rafael Moreno. “Nosso objetivo é garantir que a cidade de Poços de Caldas, o estado de Minas Gerais, o Brasil e a Austrália se tornem um dos pilares em evolução para o uso de energia limpa no planeta”, completou. "Agradecemos todo o apoio oferecido pelo Governo de Minas e comunidade até então, enquanto nos empenhamos no rápido desenvolvimento de todas as fases deste projeto de impacto mundial", concluiu o executivo.

O investimento prevê a construção de uma planta de beneficiamento e tratamento de minérios no local e deve gerar cerca de 120 empregos permanentes, além de agregar valor ao produto e potencializar a atração de outras empresas que utilizam esses elementos como matéria-prima para produtos, o que fortalece a cadeia produtiva e gera mais empregos recursos para serem aplicados em melhorias e serviços para os mineiros.
A previsão é que a planta – com 70 licenças em uma área de 15 mil hectares - inicie a operação entre 36 e 48 meses.

“O investimento prevê a construção de uma planta de beneficiamento e tratamento de minérios no local, o que agrega valor ao produto e ainda potencializa a atração de outras empresas que utilizam esses elementos como matéria-prima para produtos, o que fortalece a cadeia produtiva e gera mais empregos e arrecadação”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. 

Direto da Fonte