Uberlândia vai produzir e comercializar pó de basalto certificado

07/11/2023
MAPA expediu certificados que validam e autorizam a primeira mineradora do município de Uberlândia (MG)

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) expediu certificados que validam e autorizam a primeira mineradora do município de Uberlândia (MG) a produzir e distribuir comercialmente pó de basalto como remineralizador de solo para a agricultura brasileira. Os documentos “Certificado de Registro de Estabelecimento” e “Certificado de Registro de Produto” foram emitidos pelo Mapa à EcoBrix. Localizada no Distrito Industrial, a empresa é uma das três mineradoras locais parceiras da Prefeitura de Uberlândia no projeto de fomento do pó de rocha na agricultura. Com os testes iniciados em 2019, a EcoBrix terá capacidade de produzir e escoar cerca de 300 toneladas de remineralizador de solo ao dia, atendendo, inicialmente, a demanda regional.

“O pó de rocha oferece muitas soluções para o agronegócio, principalmente, em terra degradada. Nós não pesquisamos sobre ele somente para sua utilização na produção de soja, cana, milho, mas, também, para ajudar o hortifrutigranjeiro, para atender a agricultura familiar. Hoje, temos este grande resultado. A empresa está registrada e autorizada a vender o seu produto”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão. Para o diretor da EcoBrix, Renato de Freitas Filho, o destaque é a qualidade do pó de basalto. “Esse escoamento já será com um pó de rocha de granulometria reduzida, preparado para os solos mais exigentes, tanto em nível de produção quanto em nível de biodiversidade”, afirmou. O pó de basalto vai beneficiar não só as grandes culturas, como milho e soja, mas, também a agricultura familiar. “Isso é o mais importante. Porque, ainda mais nesse período de guerras, esta é a hora de estar utilizando bastante o pó de basalto”, disse a primeira vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Ana Paula Junqueira Leão, que esteve no evento representando o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Para estar apta a receber os certificados do Mapa, a Ecobrix teve auxílio da Prefeitura de Uberlândia no processo por meio da parceria com a empresa de consultoria Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo). Ainda em 2021, a EcoBrix recebeu um estudo de viabilidade técnica e os ensaios de eficiência agronômica elaborados pela Campo em conjunto com o Município, com apoio da concessionária de ferrovias VLI. O estudo é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2019 e que contou com o incentivo de pessoas como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, grande incentivador do uso de pó de rocha na agricultura, como alternativa para reduzir a dependência externa pelos adubos químicos.

Todo esse trabalho teve como objetivo demonstrar a qualidade do pó de rocha originário do basalto de Uberlândia e poderá ser utilizada pelas empresas interessadas na obtenção de registro junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para produção e comercialização de subprodutos da mineração.

Uberlândia tem região estimada com mais de 16 mil hectares de basalto, uma rocha silicática de origem vulcânica. Nos últimos cinco anos, a cidade obteve importantes conquistas por meio do empenho da gestão municipal sobre a utilização do pó de basalto como remineralizador de solo.

No evento realizado também foi anunciado, pela mineradora EcoBrix, a doação de mais 700 toneladas do remineralizador de solo para o “Bem Mais Agro”. Realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, e destinado a pequenos produtores rurais, o programa ofertará insumos, como o pó de basalto, além de análises de solo e assistência técnica aos interessados.

Direto da Fonte