Tecnologia para usar combustível alternativo

08/12/2022
O coprocessamento é uma tecnologia usada mundialmente para dar destino adequado e ambientalmente correto aos diferentes tipos de resíduos.

 

A Votorantim Cimentos ampliou o volume de resíduos utilizados no processo de produção de cimento na fábrica de Vidal Ramos (SC) em 62% por meio da instalação da tecnologia by-pass de cloro, que funciona como um filtro que tem a finalidade de retirar do forno de cimento o cloro em excesso proveniente dos resíduos. A tecnologia permite que um maior volume e tipos de resíduos que não podem ser reaproveitados ou reciclados, como plásticos, tecidos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sejam destinados de forma sustentável por meio da tecnologia de coprocessamento. 

O projeto recebeu investimento de R$ 55 milhões e a fábrica de Vidal Ramos conseguiu ampliar o volume de resíduos coprocessados, das 45 mil toneladas anuais para 73 mil toneladas por ano – número equivalente a 45 piscinas olímpicas cheias de resíduos. Com o by-pass de cloro, a unidade catarinense destinará mais resíduos aproveitando seu conteúdo energético como fonte alternativa para produção de cimento, além de praticar o conceito de economia circular. Atualmente, 40% dos combustíveis que alimentam os fornos de cimento são provenientes do coprocessamento. Após a instalação do filtro de cloro, a estimativa é que esse índice possa chegar a 70% em 2027.

O coprocessamento é uma tecnologia usada mundialmente para dar destino adequado e ambientalmente correto aos diferentes tipos de resíduos, não utilizados na reciclagem ou reaproveitados e que possuam o reaproveitamento energético nos fornos da indústria de cimentos. Tais resíduos e biomassas substituem o coque de petróleo (combustível fóssil não renovável). Essa substituição auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa tanto durante a produção de cimento quanto no processo de decomposição dos resíduos, que deixam de ir para os aterros.

A fábrica de Vidal Ramos da Votorantim Cimentos consumiu 65 mil toneladas de coque em 2021. No próximo ano, com a tecnologia by-pass, a companhia estima que o consumo caia para 53 mil toneladas. Com essa redução, a previsão é que a unidade deixe de emitir 12,2 mil toneladas de CO2 em 2023, representando uma redução de 5% das emissões. “Os resíduos em geral têm em sua composição uma determinada quantidade de cloro. Os materiais que apresentavam esse elemento em excesso não podiam ser utilizados no coprocessamento pela indústria cimenteira ou tinham a sua utilização bastante limitada. Agora, com o sistema by-pass, podemos utilizar os materiais com alto teor de cloro. A ampliação de tipos de resíduos utilizados no coprocessamento aumenta nossa prática de economia circular, tornando a nossa unidade ainda mais sustentável”, afirma o gerente da fábrica de Vidal Ramos da Votorantim Cimentos, Carlos Roberto Moreira da Cunha.

Inaugurada em 2011, a fábrica da Votorantim Cimentos em Vidal Ramos tem capacidade de produzir 750 mil toneladas de cimento por ano e abastece o estado de Santa Catarina e o Noroeste do Rio Grande do Sul. A unidade tem papel fundamental com os Compromissos de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos, já que a empresa pretende atingir o índice global de 53% de substituição térmica e reduzir as emissões por tonelada de cimento até 2030, além de desenvolver tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050. Entre 1990 e 2021, a Votorantim Cimentos reduziu as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido em mais de 20%.

Direto da Fonte