Sigma anuncia quase 30% a mais de recursos em Grota do Cirilo

31/01/2024
O Recurso Mineral Auditado NI 43-101 aumentou para 109 milhões de t de recursos minerais medidos, indicados e inferidos da Sigma Brasi

 

A Sigma Lithium anuncia um aumento significativo em seu Recurso Mineral Auditado NI 43-101 para 109 milhões de toneladas de recursos minerais medidos, indicados e inferidos da Sigma Brasil, 100% proprietária da operação Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A estimativa é composta por 94,3Mt de recurso medido e indicado (“M&I”) com um teor médio de 1,40% Li2O, juntamente com 14,6Mt adicionais de recurso inferido a 1,37% Li2O.

Segundo a empresa, a estimativa de recursos minerais NI 43-101 recentemente revisada representa um aumento de 27% em relação ao relatório técnico anterior, datado de janeiro de 2023.

“A tonelagem equivalente de carbonato de lítio contido também aumentou 27%, pois a Sigma Lithium manteve a alta qualidade de seu recurso mineral enquanto aumentava substancialmente sua escala”, informa a companhia.

Com isso, Grota do Cirilo agora se torna o 4º maior complexo industrial pré-químico de beneficiamento de lítio em operação do mundo, totalmente integrado com operações de mineração de espodumênio com 100% de propriedade integral.

Para a Sigma, “maiores recursos minerais demonstram que o Brasil pode ser um fornecedor âncora de uma escala significativa de materiais de lítio industrializados para a indústria global de veículos elétricos”.

A companhia espera que “a expansão dos recursos minerais agregue valor tangível para as partes interessadas, acionistas e potenciais partes estratégicas, apoiando o crescimento da produção integrada de lítio pré-químico industrializado e beneficiado no Brasil, já que a Sigma Lithium pretende triplicar a capacidade de produção de seu Quintuple Zero Green Lithium”.

A Sigma Lithium acredita que o aumento dos recursos minerais pode ser perfeitamente incorporado às suas atuais reservas minerais a céu aberto, validadas pelo Estudo de Pré-Viabilidade: Uma parte significativa do recurso incremental está localizada nas proximidades dos poços de mineração existentes.

Ana Cabral-Gardner, copresidente e CEO da Sigma, comentou que “nada disso seria possível sem a dedicação incansável de nossa equipe multidisciplinar ao longo dos anos para posicionar firmemente o Brasil como líder de sustentabilidade na cadeia global de fornecimento de lítio. A Sigma Lithium é o único produtor totalmente integrado em escala significativa, de propriedade integral de patrocinadores financeiros, o que representa um valor sinérgico tangível para nossos potenciais parceiros estratégicos. Ao longo do último ano, conseguimos integrar e operar totalmente uma planta de beneficiamento industrial de lítio Greentech de última geração com nossa operação de mineração Grota do Cirilo, ao mesmo tempo em que validamos consideráveis ​​109Mt de recursos minerais. Nossa vantagem competitiva está agora bem estabelecida, pois entregamos o concentrado de lítio mais sustentável do mundo, o Quintuple Zero Green Lithium, mantendo baixos custos de produção. Juntos, isto apoia a resiliência do nosso modelo de negócio, especialmente no momento atual do ciclo do lítio.”

Iran Zan, co-chefe de Geologia e co-gerente geral, declarou: “Acreditamos ter provado a nossa crença de longa data na existência de um corredor de lítio considerável nas concessões minerais da Sigma. Em pouco mais de sete anos, Grota do Cirilo passou de amostras de testemunhos de perfuração a um dos maiores recursos minerais de lítio do mundo, com alguns dos mais altos teores e um potencial de crescimento de até 150Mt. Isto se deve ao trabalho incansável de nossas excelentes equipes de geologia, mineralogistas e geocientistas. Com a atualização de Recursos Minerais de hoje, estamos apenas começando a demonstrar o potencial considerável do nosso corredor de lítio e teremos como alvo alguns dos 57 pegmatitos de alta prioridade (dos 200 mapeados) na campanha de 2024.”

Dyonne Hage, co-chefe de Geologia, comentou: “Demonstramos a interconectividade do ataque em ‘forma de J` de Grota do Cirilo, ancorado pelos 3 grandes corpos de minério no Barreiro e NDC-Murial. À medida que a perfuração avança, esperamos cumprir a nossa meta de exploração de atingir 150Mt em Grota do Cirilo, estendendo o Barreiro para oeste e desenvolvendo a Fase 5.”

Direto da Fonte