Receitas e investimentos alcançam recordes em 2023

03/04/2024
Tanto o lucro antes de juros e impostos (EBIT) como o resultado financeiro melhoraram significativamente.

 

A Liebherr registrou aumento de receitas em 11 dos seus 13 segmentos de produtos, alguns deles significativos, e superou o recorde anterior de 2022 em 1.453 milhões de euros. Com 9.557 milhões de euros, as receitas nos segmentos de movimentação de terras, tecnologia de movimentação de materiais, máquinas para fundações profundas, gruas móveis e de rastos, gruas de torre, tecnologia de betão e produtos mineiros cresceram 11,6% superiores às do ano anterior. Nos segmentos de produtos de guindastes marítimos, sistemas aeroespaciais e de transporte, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, refrigeradores e freezers, componentes e hotéis, a Liebherr obteve receitas totais de 4.485 milhões de euros, um aumento de 11,3% em comparação com o ano anterior.

Os negócios tiveram um crescimento positivo em praticamente todas as regiões de vendas. Um aumento significativo de receitas foi registado na União Europeia, que tem sido tradicionalmente a região de vendas mais forte do Grupo. As receitas na Alemanha, França e Espanha registaram um crescimento particularmente positivo. O Grupo registou uma ligeira queda nos países não comunitários. O ano fiscal também foi extremamente positivo na América do Norte – impulsionado pelos Estados Unidos e México – bem como na Ásia e Oceania. As receitas na região de África e Médio Oriente também ficaram bem acima do nível do ano anterior. Na América Central e do Sul, as receitas mantiveram-se ao nível do ano anterior.

A Liebherr obteve um lucro líquido de 367 milhões de euros em 2023. Tanto o lucro antes de juros e impostos (EBIT) como o resultado financeiro melhoraram significativamente. Além disso, o número de colaboradores voltou a crescer no exercício de 2023. No final do ano, a Liebherr contava com um total de 53.659 funcionários em todo o mundo, 2.338 a mais que no ano anterior. A Liebherr persegue o objetivo de avançar em inovação tecnológica e, para isto, investiu 634 milhões de euros em investigação e desenvolvimento em 2023. A maior parte foi utilizada no desenvolvimento de novos produtos. A Liebherr continuou a desenvolver tecnologias existentes no ano comercial de 2023 e adicionou inúmeras máquinas, componentes e soluções ao seu programa de produtos.

Na tecnologia de acionamentos, a Liebherr segue uma abordagem que abrange novas tecnologias, o que inclui acionamentos elétricos, combustíveis alternativos para motores de combustão convencionais e acionamentos baseados em hidrogênio, como motores de combustão a hidrogênio e células de combustível de hidrogênio. Em 2023, a empresa vendeu a primeira carregadeira de rodas elétrica a bateria Liebherr, a L 507 E, e realizou a primeira entrega da nova máquina elétrica de movimentação de materiais LH 80 M High Rise Industry. No segmento de produtos de guindastes marítimos, o guindaste de transbordo CBG 500 E entrou em operação e o LS 800 E tornou-se o primeiro guindaste de carga pesada totalmente elétrico atualmente em produção. Na indústria aeroespacial, também há foco em tecnologias alternativas para gerar energia elétrica para impulsionar futuras aeronaves e fornecê-las com eletricidade. Por exemplo, foi instalado um banco de testes para a tecnologia do hidrogénio no centro de testes em Toulouse (França) para testar a geração de energia por células de combustível para sistemas não propulsivos a bordo.

No campo da digitalização, a Liebherr também avançou no desenvolvimento, entre outras coisas, de diversas plataformas digitais no exercício, tornando as máquinas mais confiáveis, mais convenientes e mais eficientes. A plataforma on-line central que combina os serviços e ofertas digitais do Grupo é MyLiebherr. O Tower Crane Portal foi totalmente integrado ao portal do cliente MyLiebherr em 2023. Além disso, programas como o Crane Finder para guindastes móveis e sobre esteiras, o aplicativo MyNotifier e o 'Tower Crane Operating System 2' para muitos guindastes giratórios de fundo foram desenvolvidos posteriormente. Nos segmentos de produtos de máquinas de terraplanagem e tecnologia de movimentação de materiais, a Liebherr introduziu um novo aplicativo com MyGuide para terraplenagem.

A mais recente novidade das áreas de projetos de autonomia e automação foi a série de guindastes portuários móveis Liebherr com sistema de controle de guindaste Master V. Isto fornece a base para a integração de futuros sistemas de assistência e sistemas de automação parcial. Como parte do projeto de pesquisa ZIRKEL, a Liebherr está desenvolvendo processos automatizados de desmontagem para baterias de veículos elétricos. Estes processos são necessários para atingir elevadas taxas de reciclagem e para estabelecer a produção de baterias neutras em carbono em toda a cadeia de processo a longo prazo. A unidade de teleoperação LiReCon também foi desenvolvida e testada, e os caminhões autônomos de mineração T 264 entraram em operação para testes de validação com um cliente.

Os investimentos da Liebherr somaram o recorde de 1.030 milhões de euros nas suas unidades de produção e nas suas redes globais de distribuição e serviços. Os investimentos aumentaram 167 milhões de euros em comparação com o ano anterior. Isto foi compensado por amortizações no valor de 623 milhões de euros. As instalações da fábrica da Liebherr em Ehingen (Alemanha) estão sendo ampliadas para aumentar a capacidade física de produção de guindastes móveis e sobre esteiras devido ao aumento da demanda. A Liebherr-Logistics GmbH em Oberopfingen (Alemanha) investiu em instalações de armazenamento melhoradas. O centro logístico altamente automatizado foi ampliado para incluir uma nova câmara frigorífica e uma instalação de armazenamento de materiais perigosos para lubrificantes. Na unidade de Newport News (EUA), o Grupo investiu na produção de caminhões de mineração. Além da construção de uma nova unidade de pintura, o foco está na expansão do pavilhão de produção existente – ambos os projetos deverão ser concluídos até 2025. As obras também foram iniciadas na unidade de Campsas (França) durante o exercício, a fim de ampliar o site lá. Em Schüttorf (Alemanha), a Liebherr está construindo uma subsidiária para vendas, manutenção, reparo e locação de máquinas de terraplenagem em um local com mais de 18.000 m2. As obras deverão ser concluídas em 2024. Um novo edifício administrativo também está sendo construído nas instalações de Biberach (Alemanha), que a Liebherr-Purchasing Services GmbH e a Liebherr-International Deutschland GmbH usarão para atividades de todo o grupo.

 

Perspectivas para 2024

 

As condições econômicas continuarão desafiadoras em 2024, no entanto, a Liebherr iniciou o atual ano comercial com um volume de encomendas muito sólido. Embora existam tendências diferentes nos segmentos de produtos individuais, a Liebherr afirma ser capaz de compensar isso graças à sua estrutura descentralizada e diversificada e ao seu posicionamento internacional. A procura de grandes gruas e matérias-primas está em crescimento, à medida que inúmeras economias em todo o mundo passam por processos de transformação. Isso oferece oportunidades de mercado para a Liebherr. O Grupo prevê crescimento nos Estados Unidos e Austrália, por exemplo.

Direto da Fonte