Latin Resources faz nova descoberta em Minas Gerais

01/02/2024
A empresa considera Colina como um dos recursos de lítio não desenvolvidos de Nível 1 de maior escala em todo o mundo.

 

A Latin Resources fez uma terceira grande descoberta de espodumênio ao longo do prospectivo corredor de lítio de Salinas, em Minas Gerais, no Brasil, após os testes confirmarem um aumento de 56% nos recursos globais no projeto, para 70,3Mt @ 1,27% Li2O em dezembro, o que também gerou maior confiança medida e indicou recursos no depósito principal Colina de 45,2Mt @ 1,32 % até 63,5Mt @ 1,3% Li2O.

A empresa considera Colina – adjacente ao projeto Grota do Cirilo de 766.000 tpa da Sigma Lithium – como um dos recursos de lítio não desenvolvidos de Nível 1 de maior escala em todo o mundo. Colina também é objeto de uma avaliação econômica preliminar (essencialmente um estudo de escopo) para uma operação de mineração e processamento de 3,6 Mtpa em duas fases, entregando um VPL após impostos de A$ 3,6 bilhões (US$ 2,5 bilhões) e TIR combinada após impostos de 132%.

A nova descoberta em Planalto, cerca de 1,8 km a sudoeste de Colina, foi originalmente identificada pelo buraco SADD223 – parte do programa de perfuração exploratória de 2023, que foi perfurado para testar uma anomalia estrutural e geofísica. O SADD223 foi perfurado até 450m e cruzou pegmatitos onde a Latin Resources identificou anteriormente ~45m de mineralização de espodumênio de granulação grossa estimada visualmente.

O ensaio agora retornou interseções de alto teor de 9,5m @ 1,21% Li2O de 395,29m e 16,14m @ 1,29% Li2O de 425m, incluindo 7,14m @ 1,63% Li2O de 434m, o que se correlaciona com as estimativas visuais de mineralização de espodumênio de alto teor no núcleo da broca. Os resultados também validam a identificação pela empresa de uma descoberta significativa de mineralização de lítio no prospecto Planalto. Acredita-se que a mineralogia e os controles estruturais no prospecto sejam semelhantes aos encontrados no depósito de Colina, consistindo principalmente de espodumênio, feldspato e quartzo. Isto tem o potencial de estender a continuidade conhecida da mineralização ao longo da direção e descida da Colina.

Além disso, embora a mineralização de lítio em Planalto tenha sido encontrada em profundidade, a equipe de exploração da Latin Resources acredita que o sistema se estende em direção à superfície. “2023 foi um ano agitado para a equipe de exploração, resultando em uma série de grandes atualizações e aumentos no recurso mineral Colina, na declaração de um recurso mineral inaugural no Bloco Fog e na descoberta do novo prospecto Planalto de alto teor”, disse o vice-presidente de operações da LRS – Américas, Tony Greenaway. “Com um aumento para 16 plataformas de perfuração de diamantes em todo o projeto, 2024 será um ano igualmente movimentado para nós. Embora nosso foco principal no início do ano seja o desenvolvimento do depósito Colina para a declaração planejada de reservas minerais para o DFS, continuaremos nossos programas de perfuração de exploração altamente bem-sucedidos em Planalto e no Bloco Fog's, bem como avançaremos em outras áreas em direção ao status de pronto para perfuração. O projeto Salinas parece ser de classe mundial, com dois depósitos de lítio já definidos, uma nova descoberta potencialmente significativa em Planalto e um grande portfólio de alvos periféricos ainda a explorar”.

A Latin Resources também apresentou avaliação de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA) e espera progresso na obtenção de licenças ambientais e licenciamento de mineração para uma decisão final de investimento até o quarto trimestre de 2024. A empresa selecionou e mobilizou os principais empreiteiros da DFS, com a Worley Engineering nomeada como equipe de projeto de engenharia e a MinSol Engineering nomeada como engenheiros de processo. As manifestações de interesse para a compra foram encerradas com propostas firmes recebidas de empresas de mineração de nível 1, conversores, fabricantes de baterias e casas de comércio de metais.

A Latin Resources também está planejando outra atualização de recursos no segundo trimestre de 2024, juntamente com o DFS. “A obtenção de nossas licenças ambientais para o projeto Salinas é um marco significativo de desenvolvimento. A submissão destaca os excelentes princípios de sustentabilidade que serão empregados e os benefícios para as partes interessadas locais, provinciais e nacionais”, disse o diretor-gerente da empresa, Chris Gale. “Além do EIA-RIMA, as atividades de desenvolvimento estão progredindo em ritmo acelerado, alinhadas com o objetivo da Latin Resources de entregar a primeira produção até meados de 2026. “Estamos muito satisfeitos por termos contratado e nomeado Mike Drake como nosso vice-presidente de desenvolvimento. Mike acrescenta uma incrível riqueza de experiência em desenvolvimento para permitir que Salinas seja colocada em produção”.

Direto da Fonte