Contrato de trabalho ganha modelo visual

28/06/2022
Dos 4,1 mil funcionários diretos da mineradora, cerca de 32% já aderiram ao modelo visual de trabalho.

 

A Anglo American está implantando a substituição do contrato de trabalho por um modelo com estrutura mais visual e linguagem simplificada. Dos 4,1 mil funcionários diretos da mineradora, cerca de 1,3 mil empregados ou aproximadamente 32% já aderiram ao modelo visual de trabalho desde janeiro de 2022 e participam da iniciativa inovadora. 

O modelo incorpora figuras e ícones ilustrativos para explicar as cláusulas apresentadas em tópicos, com títulos curtos e letras de tamanho legível, além de linguagem simplificada e, desta forma, facilitando a localização de informações sobre vigência e período de experiência, jornada de trabalho, abono de faltas, remuneração, mobilidade geográfica (eventuais transferências), direitos e obrigações do empregado e demais protocolos. Os pontos relevantes dos tópicos e observações necessárias são destacados em caixas retangulares para chamar a atenção do empregado e garantir total transparência. “Os contratos visuais foram aplicados de forma definitiva e com o apoio dos públicos com os quais nos relacionamos. É um alívio e motivo de muito orgulho termos hoje contratos acessíveis que podem ser, de fato, interpretados por qualquer pessoa e que estejam livres do ‘juridiquês’, que por tantos anos nos acompanhou. Na Anglo American, o cuidado e o respeito com as pessoas guiam nossas decisões e, agora, também estão presentes em nossos instrumentos jurídicos”, ressalta Carolina Lobato, diretora Jurídica da empresa no Brasil.

A diretora de Recursos Humanos da Anglo American, Sara Murssa, contou que o foco principal da mudança é aperfeiçoar a relação de confiança que a companhia já tem tão bem construída com os empregados. “A ideia é engajá-los, proporcionando melhor experiência e aprendizado”, explica. Segundo sara houve a substituição de mais de três mil palavras e os termos técnicos ganharam vocabulário mais acessível para ampliar o grau de entendimento de um contrato. A substituição dos termos jurídicos e do formato tradicional por uma linguagem mais amigável foi aprovada pelos profissionais da empresa, conforme indicou uma pesquisa de satisfação com aprovação de cerca de 90% dos entrevistados.

Direto da Fonte