Com aquisição de novas áreas, Viridis amplia potencial do projeto Colossus

23/01/2024
Novas licenças cobrindo 10.085 hectares (~101 km2). elevam a propriedade total do Colossus para 228,62 km2

 

A Viridis Mining and Minerals informa que assegurou uma grande expansão para seu Projeto de Terras Raras Colossus, com a adição de novas licenças cobrindo 10.085 hectares (~101 km2). Isso eleva a propriedade total do Colossus para 228,62 km2, representando um aumento de 44% na posição da área dentro e ao redor do Complexo de Poços de Caldas, em Minas Gerais. As novas Licenças, conhecidas como Prospecto Tamoyo, representam uma aquisição estratégica fundamental, considerando sua proximidade com os alvos existentes detidos pela Viridis na parte Norte do complexo Alcalino, fortalecendo a posição já dominante da Empresa.

“Além disso, todos esses direitos recebem licenças de mineração, permitindo que a Viridis avance rapidamente em direção à produção mediante um programa de exploração bem-sucedido que adicionará imediatamente direitos de mineração de terras raras aos arrendamentos de mineração de bauxita existentes”, conforme a Viridis.  

O Prospecto Bandeira constitui a segunda parte da expansão e fica próximo às áreas existentes da Viridis, anteriormente adquiridos. Segundo a Viridis, o Prospecto Bandeira representa uma excelente oportunidade em escala distrital dentro do Complexo Alcalino-Sienito, que faz fronteira com o Complexo Alcalino de Poços de Caldas em sua fronteira leste.

“Este novo prospecto compreende 4 alvarás de pesquisa e 2 Pedidos de alvará de pesquisa. A maioria dos propectos de Bandeira está localizada no Complexo Capituva. É um Complexo Alcalino-Sienito, com aproximadamente 610 milhões de anos. Ele contém feldspatos alcalinos, que se decompõem facilmente sob o intemperismo para formar minerais argilosos. A perfuração manual aleatória com trado foi conduzida pelos vendedores anteriores dentro da camada lixiviada do perfil saprolítico e retornou teores altamente encorajadores de mineralização de REE, o que é favorável para descobrir graus de mineralização significativamente mais altos regionalmente e em profundidade dentro do Prospecto Bandeira”, afirma a empresa.

Termos do acordo

A Viridis celebrou dois acordos vinculativos com dois vendedores separados que concederão a ela a opção de adquirir 100% dos Direitos de Mineração nos Minerais REE (Elementos de Terras Raras) dentro das Licenças e toda a informação geológica relativa às Licenças. A Viridis poderá adquirir qualquer um ou todos esses Direitos Minerários. O número de Licenças adquiridas determinará o valor dos pagamentos de aquisição. A conclusão da Aquisição dos Direitos Mineiros está sujeita à conclusão da devida diligência técnica pela Viridis. As áreas foram adquiridas de dois vendedores: a Minas Rio Mineradora, que receberá o valor de US$ 1,5 milhão, e o Frigorífico Tamoyo, que fará jus a um pagamento de US$ 100 mil.

Direto da Fonte