AMG esclarece sobre riscos de equipamento sumido

07/07/2023
Manuseio inadequado das fontes por pessoas sem conhecimento específico pode acarretar risco à saúde.

 

A AMG Brasil emitiu nota a respeito dos equipamentos contendo fonte selada de Césio-137 supostamente furtados no último mês de junho de sua unidade produtiva em Nazareno e Santiago, na região Campo das Vertentes, Minas Gerais. A empresa informa que está comprometida com a pronta localização dos dois equipamentos medidores densidade de polpa, que são comumente utilizados na companhia para medir a quantidade minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção de tântalo, espodumênio, feldspato e estanho em lingotes. Cada um desses equipamentos contém uma fonte selada de Césio-137 que é revestida de aço inoxidável e é blindada internamente com chumbo e outra camada de aço inoxidável.

Em relação ao furto, a AMG Brasil informa que registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais de acordo com as orientações da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e colabora proativamente para a condução das investigações. Ao mesmo tempo, a mineradora faz uma investigação independente para a apuração interna deste incidente.

A CNEN continua dando suporte à AMG Brasil e orientando a empresa sobre os aspectos legais e atividades de busca dos equipamentos. Há alguns dias, foi feita uma primeira inspeção, por meio de um aparelho especializado em detecção de radiação em cerca de 300 ha do entorno do local onde os equipamentos estavam adequadamente armazenados antes do furto. Nos próximos dias, as ações para localização na região do Campo das Vertentes contarão com um equipamento da CNEN especializado em detecção de radiação.

De acordo com as normas da CNEN, as fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como "Categoria 5, Baixo Risco" e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem risco. No entanto, a AMG Brasil alerta que o manuseio inadequado das fontes por pessoas sem conhecimento específico pode acarretar risco à saúde.

Os equipamentos podem ser identificados por seu formato e aparência. Eles são revestidos de aço inoxidável e possuem uma blindagem interna de chumbo e uma externa de aço inoxidável, resistente a impactos.

Direto da Fonte