Yara Growth Ventures investe em tecnologia da Dynelectro

15/03/2024
O investimento faz parte da ambição da Yara de descarbonizar a produção de fertilizantes.

 

A Yara Growth Ventures investe na Dynelectro, que desenvolve tecnologias para desbloquear o potencial da eletrólise de óxido sólido (SOE). Embora as SOE produzam as mais altas eficiências possíveis para produzir hidrogênio renovável e combustíveis eletrônicos, até agora têm sofrido com problemas de vida útil do sistema. O investimento faz parte da ambição da Yara de descarbonizar a produção de fertilizantes e viabilizar a economia do hidrogênio.

A abordagem da Dynelectro aumentará a vida útil dos sistemas estatais, de 2 para 10 anos, e também permitirá a integração das empresas estatais com eletricidade renovável intermitente – um requisito fundamental para adoção em larga escala. “A eletricidade é o principal fator responsável pelo custo do hidrogênio renovável. Embora a eletrólise de óxido sólido tenha o melhor potencial de baixo custo, ela sofre devido a problemas de vida útil do sistema. Acreditamos que a Dynelectro superará esses problemas e abrirá o caminho para tornar realidade o hidrogênio renovável de baixo custo”, afirma Björn Heinz, Diretor de Investimentos e parte da equipe da Yara Growth Ventures.

Para Heinz, a descarbonização da cadeia de valor dos fertilizantes é uma parte essencial para garantir o abastecimento alimentar global de forma sustentável e um dos principais objetivos. “Investir em empresas como a Dynelectro concretiza essa estratégia, apoiando novas tecnologias para a produção de produtos finais acessíveis e com baixas emissões. Estamos entusiasmados em unir forças com eles, diz Heinz. “A adição da Yara Growth Ventures é um marco significativo, pois eles são nosso primeiro investidor industrial, demonstrando assim a prontidão do mercado e a atração pela inovação em tecnologias limpas e sustentáveis, disse o CEO da Dynelectro, Sune Lilbæk.

O investimento segue a rodada inicial da empresa, que foi liderada em maio de 2023 pelo Fundo de Exportação e Investimento da Dinamarca (EIFO), o banco promocional nacional e agência de crédito à exportação da Dinamarca, com contribuições da Vsquared Ventures, um fundo europeu líder em tecnologia profunda, e outros investidores de risco locais. O financiamento será utilizado para projetos de demonstração e desenvolvimento tecnológico adicional.

Direto da Fonte