CIMENTO

Votorantim Cimentos avança na América do Norte

14/12/2020

 

Subsidiária integral da Votorantim Cimentos, a canadense St Marys Cement Inc anunciou que irá combinar seus ativos com a McInnis Cement Inc. Com a operação, nasce uma companhia para fabricar, distribuir e vender cimento no Canadá e nos Estados Unidos. A joint venture será formada pela Votorantim Cimentos Internacional (VCI), plataforma de investimentos internacionais e subsidiária integral da Votorantim Cimentos e pela Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo, por meio de sua participação na McInnis Holding Limited Partnership (McInnis Holding). 

A combinação dos negócios das empresas da América do Norte deverá fortalecer significativamente o posicionamento estratégico das operações por meio do aumento da capacidade de produção de cimento, das eficiências operacionais e da ampliação da rede de distribuição. A Votorantim Cimentos Internacional terá 83% de participação acionária e a CDPQ ficará com 17% das ações da joint venture. As duas partes irão transferir seus ativos na América do Norte para a entidade combinada. Os ativos da Votorantim Cimentos na América do Norte incluem fábricas de cimento em Bowmanville e em St. Marys, no Canadá, em Detroit e Charlevoix (Michigan) e em Dixon (Illinois), nos Estados Unidos, juntamente com uma extensa rede de distribuição concentrada na região dos Grandes Lagos. Os ativos da McInnis Cement incluem a fábrica de Port-Daniel-Gascons com todos os seus terminais localizados nas províncias de Quebec, Ontário, New Brunswick e Nova Scotia, no Canadá, e na região Nordeste dos Estados Unidos, bem como suas operações marítimas. “Essa transação está alinhada à estratégia de gestão de portfólio da Votorantim Cimentos, priorizando investimentos nos mercados em que já atuamos e possibilitando a expansão geográfica em localidades com perspectivas de crescimento atraentes. A fábrica e a rede de distribuição de última geração da McInnis Cement permitem um posicionamento de custo eficiente em uma região atrativa, com acesso a novos mercados e muitas oportunidades para nós”, disse Marcelo Castelli, CEO Global da Votorantim Cimentos.

A McInnis Cement possui uma moderna fábrica de cimento com capacidade de produção de 2,2 milhões de toneladas/ano localizada em Port-Daniel-Gascons, município da província de Quebec, no Canadá, construída para abastecer os mercados nos Grandes Lagos, no Leste do Canadá e no Nordeste dos Estados Unidos, que complementa a presença da St. Marys Cement na região. A McInnis Cement também construiu um terminal marítimo de águas profundas, adjacente à fábrica, e opera três embarcações marítimas e uma rede de distribuição composta por dez terminais (marítimos, ferroviários e rodoviários) estrategicamente localizados nos EUA e no Canadá.

A Votorantim Cimentos e a McInnis Cement utilizam modernas tecnologias de produção, adotam práticas de negócio sustentáveis e apoiam as comunidades nas localidades onde operam. Na formação da Joint Venture as partes se comprometeram a manter o nível de empregos e a operação da fábrica de Port-Daniel-Gascons até, pelo menos, 2029. Além disso, a entidade combinada irá implantar iniciativas na fábrica de Port-Daniel-Gascon para apoiar a redução da pegada de carbono na indústria de cimento e atuará com especialistas e partes interessadas para que essas atividades beneficiem a região.

De 1990 a 2019, a Votorantim Cimentos reduziu em 23% suas emissões de CO2 por tonelada de cimento. Recentemente, a empresa aprovou seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030, com metas claras divididas em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado. No longo prazo, a companhia quer desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.

A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo a aprovação por autoridades regulatórias no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos. As duas empresas continuarão a operar como negócios separados até o fechamento da transação. A Moelis & Company LLC atuou como consultor financeiro exclusivo da Votorantim Cimentos nessa operação. O HSBC atuou como consultor financeiro líder da CDPQ na transação, em colaboração com o National Bank Financial e BMO Capital Markets.