EQUIDADE

Programa de capacitação em Paracatu

14/05/2021

 

Promovido pela Kinross Brasil Mineração por meio do Programa Integrar, em parceria com a Technoserve Brasil - organização sem fins lucrativos que atua em quase 30 países no combate à pobreza, ocorru entre os dias 8 e 15 de maio um ciclo de aulas com mentorias individuais online, voltado para mulheres jovens de Paracatu (MG). 

O programa aborda os desafios de gênero no mercado de trabalho e faz parte do Eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR) do Integrar e tem o objetivo de apoiar propostas com foco no desenvolvimento sustentável do município. Já foram beneficiados diversos projetos locais com apoio financeiro e suporte técnico de empresas especializadas. Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, comenta que a primeira edição dessa capacitação ocorreu em 2019, e reuniu 60 jovens moradoras da região, com idade entre 18 e 30 anos. Na ocasião foram realizadas oficinas de eficácia pessoal e profissional. "Desta vez, são 20 mulheres e o ciclo de aulas e mentorias aborda a equidade de gênero e o protagonismo feminino no mercado de trabalho", afirmou. 

Lourenni Isabelle Superbi, psicopedagoga e gerente de programas para jovens da Technoserve Brasil, coordena o treinamento e explica que a primeira oficina aprofundou o autoconhecimento, a autopercepção, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de competências comportamentais para o trabalho e o empreendedorismo. “Das 60 alunas dessa oficina anterior, 20 estão tendo a oportunidade agora, de aprenderem mais sobre temas relacionados à diversidade e inclusão, com aprofundamento sobre as questões de gênero”. A capacitação terá temas em curso, como Mulher, Mercado de Trabalho, Carreira e Desafios; Treinamento para os Processos Seletivos; Planejamento de Carreira; Superando Barreiras no Mercado de Trabalho; Entrevista de Emprego e Planejamento de Carreira.