ALCOA

Oxigênio para hospitais de Juruti

02/03/2021

 

Percorrendo grandes distâncias pelos rios amazônicos, a Alcoa afirma que tem enfrentado diversos desafios logísticos para abastecer com oxigênio os hospitais de Juruti (PA) e assim contribuir para que o tratamento de pacientes com Covid-19 não seja interrompido, especialmente neste momento em que o país vivencia a segunda onda da pandemia.

Diante da limitação de oferta de oxigênio no Oeste do Pará, a Alcoa já abasteceu o município de Juruti com cerca de 5.500 metros cúbicos de oxigênio, enfrentando uma complexa logística para vencer a distância de quase 2.000 km entre Juruti e Belém. Até o momento, já foram realizadas seis viagens de ida e volta, com mais de 20 horas de percurso por trecho Juruti / Belém, uma força-tarefa que mobilizou a área de Aquisição & Logística da Alcoa em parceria com o Consórcio Juruti Melhor.

Os cilindros de oxigênio são destinados aos hospitais 9 de Abril e Municipal Francisco Rodrigues Barros. A cada 3 a 4 dias, a Alcoa providencia nova logística para buscar mais cilindros para abastecer o tratamento dos pacientes nos hospitais de Juruti. A cada viagem, a empresa investe em logística que percorre o total de 1.900 quilômetros de distância. No início do ano, a empresa, também, atuou no transporte de cilindros para outros municípios, em ação conjunta com o Governo do Estado. Foram transportados 40 cilindros para Juruti e outros 95 foram destinados aos municípios de Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. De lá para cá, a Alcoa continuou a força-tarefa e já trouxe mais 610 cilindros somente para Juruti com investimento voluntário de apoio ao enfrentamento da pandemia na localidade.

Usina de oxigênio

Com a chegada da usina de oxigênio alugada pela Alcoa, a tendência é reduzir a dependência de Juruti em relação ao mercado de oxigênio. A usina será responsável pela geração de gases medicinais com capacidade de produção de 480 m³/dia de oxigênio. “Porém, é importante que o município adquira cilindros adicionais para picos de necessidades emergenciais de oxigênio”, ressalta o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa.

A usina será interligada à rede do Hospital 9 de Abril e vai aumentar a autonomia dos leitos clínicos e de UTI, garantindo o funcionamento de ventiladores pulmonares e outros equipamentos, fundamentais aos pacientes diagnosticados com os casos mais graves da Covid-19.