INCLUSÃO

Mulheres no pátio de matérias primas

17/06/2021

 

A Aperam South America, em busca de uma maior equidade nas relações trabalhistas, tem modificado o panorama de cargos na indústria, majoritariamente ocupados por homens. Por meio do Programa Inclusão com Diversidade, a companhia contratou em maio de 2021 sete mulheres que assumiram postos de trabalho no pátio de matérias-primas da usina, em Timóteo (MG). 

Larissa Rodrigues de Carvalho Rocha chegou para gerenciar a equipe que atua no pátio de matérias-primas. Formada em Engenheira metalúrgica, ela já atuava na indústria e vê, como grande avanço, a abertura de oportunidades para as mulheres atuarem no segmento. “É gratificante ver que as portas estão se abrindo em um setor até então predominantemente masculino. Acredito que essa seja uma direção para todas as companhias siderúrgicas: dar oportunidade às mulheres por suas habilidades e competências”, destaca. Milaine Arruda Dias também faz parte das novas contratadas. Ela prestava serviços à Aperam como terceirizada e comemora a oportunidade. “Tinha um desejo profissional de fazer parte do time Aperam. Sempre busquei o melhor para mim e para minha família e estar aqui é um sonho realizado”, revela. Milaine exerce o cargo de operadora siderúrgica e se diz plenamente satisfeita com a rotina. “Faço o recebimento das matérias-primas que chegam à usina. Providencio o deslonamento das carretas - uma tarefa que exige força, e também, a limpeza do veículo. A meu ver, não faz diferença se era um trabalho até então realizado por homens. Me adaptei muito bem. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, pontua. 

O diretor da RH da Aperam South America, Rodrigo Heronville, disse que a empresa tem como objetivo fomentar políticas internas que fortaleçam a inclusão e a diversidade. “Nossa meta é ter um time cada vez mais plural e comprometido com nossos valores”, afirma. Outra mulher contratada é Karolina Pires Crepaldi, que assumiu a função de operadora siderúrgica. Ela já havia atuado como Aprendiz de Ofício na própria Aperam, aos 17 anos. Hoje, com 22, ela sente-se mais acolhida. “A companhia tem um cuidado especial com os novos empregados e isso inclui nosso grupo de recém-contratadas para atuar no pátio. Sinto que estamos caminhando para ter direitos iguais e a Aperam tem aberto esse caminho para as mulheres”, avalia. O programa Inclusão com Diversidade da Aperam engloba também oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCDs). A empresa está aberta ao recebimento de currículos para atuação na área industrial. As informações para seleção de novos PCDs podem ser acessadas no site da Aperam, em https://brasil.aperam.com/pessoas/voce-na-aperam/faca-parte-desse-time/.