Mara Rosa avança 50% e produção começa em 2024

14/02/2023
O projeto Mara Rosa está progredindo de acordo com o cronograma e orçamento, com progresso total do projeto em 50% e engenharia detalhada 96% concluída

 

A Hochschild anuncia que o projeto Mara Rosa, que está sendo implantado pela empresa no estado de Goiás, está progredindo de acordo com o cronograma e orçamento, com progresso total do projeto em 50% e engenharia detalhada 96% concluída. A empresa continua esperando a primeira produção no primeiro semestre de 2024.

A preparação da área da planta de processamento e terraplenagem está em estágio avançado (92% e 96% respectivamente) enquanto o reservatório está em pleno funcionamento e já recebendo água bombeada da cava. Todos os locais que estão sendo preparados para a planta de processamento foram concluídos a tempo, permitindo assim que as obras civis comecem de acordo com o cronograma. Atualmente, os pedidos de compra foram emitidos para 90% dos equipamentos do projeto. As entregas estão dentro do cronograma com os principais equipamentos como britador, correias transportadoras, tubos de PEAD, cabeamento de alumínio para linhas de transmissão, hidrociclones, agitadores e equipamentos para estação de tratamento de efluentes já recebidos. Os principais pacotes de materiais pendentes incluem tubos e válvulas que devem ser fechados no primeiro trimestre.

O empreiteiro de obras civis, segundo a Hochschild, está totalmente mobilizado e o trabalho na área do canteiro de obras está com uma taxa de conclusão de 32%. A base de concreto para a área de moagem está completa com paredes e colunas de equipamentos em andamento e deve ser concluída até o final de fevereiro, enquanto as entregas dos tanques estão previstas para o mesmo mês. Está em curso a construção de infraestruturas da principal via de acesso para permitir a entrega de materiais e equipamentos pesados. Um sistema de drenagem preliminar que garantirá o acesso às áreas críticas do caminho foi concluído no quarto trimestre, enquanto o sistema de drenagem do projeto principal está 60% concluído.

O fornecimento de energia para a mina será feito por uma linha de transmissão de 67 km e 138 kv a partir da subestação de Porangatu, com obras atualmente 45% avançadas e com conclusão prevista para junho de 2023, enquanto controles ambientais para monitorar o trabalho de construção foram implementados para garantir o cumprimento das licenças aplicáveis.

Em setembro foi inaugurada a “Trilha do Conhecimento”, com a presença das autoridades locais e do COO da Hochschild. A trilha consiste em uma área ecológica aberta com 13 estações que destacam a história local, cultura, informações arqueológicas e ambientais e história do projeto. A trilha será usada como uma ferramenta de aprendizado pelas escolas locais e outras partes interessadas locais e, até o momento, quase 500 pessoas a visitaram. Os programas de treinamento de fornecedores e mão de obra locais continuam com mais de 80 fornecedores locais já em espera.

Os padrões corporativos de saúde e segurança da Hochschild estão sendo implementados no projeto, incluindo a introdução do indicador de segurança Seguscore da empresa. O projeto ultrapassou recentemente um milhão de horas de trabalho sem acidentes e os Índices de Frequência e Gravidade acumulados no ano estão atualmente em zero. Finalmente, os protocolos de prevenção de Covid-19 estão em vigor, sem casos positivos registrados até o momento. Para 2023, as despesas de capital do projeto Mara Rosa devem ser de aproximadamente US$ 100-110 milhões.

Bom desempenho no quarto trimestre

Segundo Ignacio Bustamante, CEO da Hochschild Mining, as minas da companhia no Peru tiveram um desempenho operacional robusto no quarto trimestre de 2022, em particular em Inmaculada, onde a equipe também teve que enfrentar um nível significativo de perturbação local e nacional e os desafios logísticos associados. “Estamos orgulhosos de ter encerrado o ano apenas marginalmente abaixo da produção orientada, mas em linha com os custos, apesar das pressões inflacionárias significativas”.

A Hochschild produziu 206.013 onças de ouro e 11,0 milhões de onças de prata em 2022. Os destaques ESG da companhia para 2022 foram a taxa de frequência de acidentes com afastamento de 1,37 (2021: 1,26), Índice de gravidade de acidentes de 93 (2021: 676); Consumo de água de 171lt/pessoa/dia (2021: 193lt/pessoa/dia); Geração de lixo doméstico de 1,05 kg/pessoa/dia (2021: 1,00kg/pessoa/dia) e pontuação ECO de 5,27 em 6 (2021: 5,29).

Direto da Fonte