CBA

Itapissuma entra no roteiro do PVE

08/04/2021

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Instituto Votorantim realizaram pela primeira vez, de forma virtual, a cerimônia anual de pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O evento virtual em razão da pandemia da COVID-19 apresentou o plano nacional do programa para 2021 e marcou a estreia do município de Itapissuma (PE). As ações serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação. 

A pactuação teve seminários, palestras e mesas-redondas com especialistas em educação de todo o País, onde foram debatidos os desafios da educação pública no Brasil e a garantia da aprendizagem durante a pandemia, com a realização de oficinas para abordagem prática dos temas. O PVE visa contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim ou de suas investidas. 

O PVE em parceria com a gestão municipal prevê, em 2021, dar atenção especial aos desafios impostos pela pandemia à educação pública. Será preciso estruturar e mobilizar grupos cada vez mais diversos em prol da educação, à luz do ensino de qualidade como forma de construir uma sociedade melhor para as próximas gerações. 

Na edição de 2020, o programa abordou a adequação às dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19. A expectativa é que 2021, com novas gestões municipais, seja um ano de planejamento para a garantia dos direitos dos estudantes e a recuperação da aprendizagem. Entre as novidades, os projetos continuarão a apoiar as Secretarias de Educação locais, principalmente na continuidade das ações ao enfrentamento da pandemia, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ensino híbrido. A pandemia não impediu que as cidades do PVE em todo o Brasil realizassem ações de mobilização, seguindo todos os protocolos de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). Foram distribuídos donativos e máscaras e criados programações virtuais para que todos mantivessem o contato.