TUCANO

Great Panther revê guidance 2021

27/05/2021

 

A Great Panther detectou movimentos na parede Oeste da porção Centro-Sul da mina a céu aberto Urucum Centro-Sul (UCS) do projeto Tucano, no estado do Amapá. As fortes chuvas acima da média sazonal na região desencadearam níveis freáticos mais elevados na parede Oeste, afetando a estabilidade das encostas. Para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, a Great Panther paralisou temporariamente as atividades de mineração na UCS. A usina continuará recebendo minério da mina a céu aberto de Urucum Norte e de estoques. 

"Estamos trabalhando com nossos consultores para tornar as operações seguras, com a expectativa de que a mineração de minério de ouro de alto teor na mina UCS comece novamente no terceiro trimestre deste ano", afirmou Rob Henderson, Presidente e CEO da Great Panther. "Como consequência, o guidance consolidado para 2021 está sendo reduzido para 125.000 a 140.000 onças equivalentes de ouro”. Atividades estão em andamento para melhorar a estabilidade da parede, incluindo o descarregamento de resíduos adicionais e a melhoria da drenagem das bancadas superiores. A empresa espera que esse movimento adicional de resíduos tenha impacto na mineração de minério em UCS ao longo do segundo e terceiro trimestre de 2021. Essas atividades estão sendo realizadas com monitoramento de movimento por radar e dentro de protocolos de segurança rígidos. Os níveis de água estão sendo monitorados de perto e os preparativos estão sendo feitos para furos de drenagem horizontais que podem ser necessários na parte inferior da parede Oeste.

A avaliação preliminar da empresa é que a produção de 2021 em Tucano será reduzida em aproximadamente 10.000 onças de ouro para 100.000 a 110.000 onças. Espera-se que o segundo semestre de 2021 responda por 60% desse guidance. Os custos de manutenção total (excluindo despesas corporativas gerais e administrativas -- AISC) devem aumentar para US$ 1.450 - US$ 1.550 por onça de ouro vendida.