G Mining assina acordo com CEMIG para Tocantinzinho

01/06/2023
Contrato assegura energia 100% renovável e de baixo custo para seu Projeto Tocantinzinho Gold

 

A G Mining Ventures Corp. firmou contrato de compra e venda de energia (PPA) com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e CEMIG Geração e Transmissão S.A., assegurando energia 100% renovável e de baixo custo para seu Projeto Tocantinzinho Gold, atualmente em construção no Estado do Pará. O empreendimento permanece dentro do orçamento e no caminho para a produção comercial no segundo semestre de 2024. “Estou muito satisfeito com o importante marco de redução de riscos de entrar neste PPA de preço fixo com um fornecedor de eletricidade confiável. A energia de baixo custo gerada a partir de fontes hidrelétricas renováveis garantirá que Tocantinzinho esteja no quartil inferior da curva global de produção de ouro, tanto em termos de custo quanto de emissões de carbono. Este é um passo importante para salvaguardar o valor para nossos acionistas e partes interessadas”, disse Louis-Pierre Gignac, presidente e diretor executivo da G Mining.

Dimas Costa, Diretor Comercial da CEMIG, comentou que o acordo é mais uma importante e relevante parceria internacional com clientes que a empresa estabelece no mercado livre de energia. “Buscamos sempre atender às expectativas apresentadas, firmando contratos com benefícios para ambas as partes, além de trazer para nossa carteira parceiros com valores semelhantes aos da CEMIG, com foco em ações sustentáveis, geração de emprego e renda e fomento da economia”.

O PPA foi celebrado entre a Brazauro Recursos Minerais S.A., uma subsidiária da G Mining Ventures, e a CEMIG, fornecedora brasileira de energia com capacidade de geração de 3,3 GW (hidrelétrica, eólica e solar). O PPA garante o fornecimento e entrega de energia de 1º de março de 2024 a 31 de dezembro de 2026, fornecendo mais de 100% da demanda de energia esperada ao projeto durante o comissionamento, ramp-up e produção comercial inicial. O contrato funciona com base no consumo, sem obrigações take-or-pay, garantindo que os custos da G Mining sejam variáveis com base no uso real. O custo total da eletricidade, incluindo energia, custos de transmissão, custos de distribuição, outras despesas e impostos, representa uma redução de custo de aproximadamente 25% em comparação com os $/kWh assumidos no Estudo de Viabilidade de Tocantinzinho 2022. Os custos de eletricidade representam cerca de 25% dos custos de processamento e aproximadamente 10% dos custos operacionais totais.

Em alinhamento com as metas ambientais, sociais e de governança da G Mining, o contrato PPA concede Certificados de Energia Renovável (REC) à companhia como garantia do fornecimento de energia gerada de forma renovável. Isso permitirá que a G Mining produza onças de ouro com emissões de Escopo 1 no quartil mais baixo da curva de emissões de CO2 em comparação com operações semelhantes nas Américas.