INOVAÇÃO

Frotas mais ecológicas nas minas

14/05/2021

 

A Vale, BHP e Rio Tinto lançaram o "Desafio de Inovação Charge On", uma chamada global voltada a empreendedores, fornecedoras e start-ups capazes de desenvolver soluções de eletrificação de grandes caminhões, como os usados em minas. O objetivo é gerar soluções que irão permitir a substituição do diesel por baterias e, consequentemente, reduzir as emissões em operações, além de aumentar a segurança e a produtividade operacional.

O desafio é conduzido pela Austmine, associação de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração da Austrália (METS, na sigla em inglês). As três mineradoras anunciaram, recentemente, que pretendem se tornar carbono neutro em 2050. 

A tecnologia atual disponível no mercado não atende às mudanças esperadas pelas mineradoras, pois os sistemas de carregamento estacionários requerem um tempo considerável para carregar caminhões grandes, o que resultaria em perda de produtividade significativa. A mineração precisa de conceitos de carregamento rápido em escala de vários megawatts, capazes de fornecer cerca de 400 kWh para carregar e impulsionar um caminhão dentro do ciclo de transporte do caminhão - carga, deslocamento, despejo, retorno e fila. "A eletrificação da mina requer uma integração considerável entre o planejamento e as operações da mina. Precisamos desenvolver novas soluções de carregamento que possam ser incorporadas em nossas operações em paralelo ao desenvolvimento de caminhões a bateria, para garantir a criação de um sistema de transporte elétrico verdadeiramente sustentável em todos os aspectos: limpo, competitivo e flexível", afirma Carlos Mello, diretor de Engenharia de Ferrosos da Vale.

A CEO da Austmine, Christine Gibbs Stewart, diz que o Charge On pode mobilizar outros setores, já que cerca de 80% das associadas à METS são de fora da mineração. "São empresas ligadas às indústrias automotiva, aeroespacial, de defesa e de fabricação de baterias, entre outras. Esperamos que o desafio atraia essas empresas também", disse Gibbs Stewart. Já o presidente da BHP Minerals Austrália, Edgar Basto, acredita que o Charge On é uma oportunidade de estimular ideias inovadoras. "Algumas das quais poderiam ser aplicadas imediatamente em equipamentos diesel-elétricos existentes e ajudar a acelerar a implementação de soluções de longo prazo”. 

O executivo de Segurança, Técnico e de Projetos do Grupo Rio Tinto, Mark Davies, disse que é um apelo global aos inovadores para mudar a forma como os sistemas de caminhões de transporte operam no setor de mineração. “A inovação é a chave para a descarbonização e esperamos que o desafio forneça novos conceitos que possam gerar enormes benefícios de longo prazo para a nossa indústria e o meio ambiente”. Segundo Davies, as parcerias e colaborações em uma ampla gama de setores podem gerar mudanças tecnológicas significativas. 

As inscrições para o “Desafio de Inovação Charge On” estarão abertas a parti de 18 de maio. Os candidatos podem apresentar seus projetos durante todo o ano de 2021. Maiores informações no www.chargeoninnovation.com.