POTÁSSIO

EDEM Agrominerais vai produzir em GO

12/11/2020

 

A EDEM Agrominerais deve iniciar a exploração de potássio para produção de fertilizantes no primeiro trimestre de 2021 em sua nova mina, localizada em Montes Claros de Goiás (GO), onde há reservas de 200 milhões de toneladas de minério. Descoberta pela empresa há cerca de três anos, é a única jazida de fertilizante potássico natural conhecida na região Centro-Oeste. 

Segundo Luiz Antônio Vessani, presidente da EDEM, o empreendimento deverá ter capacidade para produzir 200 mil toneladas anuais de fertilizante potássico natural com “excelentes teores de K2O, Si e multinutrientes”. Para o dirigente, a produção da nova mina é estratégica, e, quando estiver operando a capacidade total, poderá chegar a 1 milhão de toneladas anuais, num horizonte de cinco anos. Ele informa que foram investidos, até agora, US$ 700 mil em estudos e pesquisas e que para uma instalação com capacidade de 200 mil t/ano deverão ser investidos mais US$ 3 milhões. A previsão é que sejam gerados em Montes Claros de Goiás 200 postos de trabalho, número que pode evoluir para até 800 postos, quando for atingida a capacidade máxima. 

Ele também esclarece que o potássio a ser produzido em Montes Claros de Goiás é totalmente natural e o processo não requer enriquecimento químico artificial nem processamento a úmido, dispensando o uso de barragens de rejeito. 

O produto pode ser usado em culturas orgânicas, proporcionando “aumento na produtividade e resistência contra pragas, doenças e estresses abióticos, além de não provocar efeito alcalino ou acidez no solo, diminuir a perda de nutrientes, favorecer e estimular a atividade biológica e das raízes das plantas cultivadas, aumentar a capacidade de retenção de água e ser livre de cloro e elementos tóxicos”. 

Do ponto de vista de localização a jazida é favorecida, já que está próxima da malha viária, o que facilita o escoamento da produção, e do mercado consumidor final (está a 70 km das cidades de Aragarças-GO e Barra do Garças – MT), além de contar com disponibilidade de água e energia.