SAMARCO

De volta à produção, cinco anos depois

23/12/2020

 

Após cinco anos de paralisação, a Samarco voltou a operar. Nesta quarta-feira (23/12), a empresa iniciou a produção de pelotas de minério de ferro em sua usina de pelotização localizada em Ubu (ES). O parque de produção de minério em Mariana (MG) e o mineroduto que leva o minério até o litoral do Espírito Santo já haviam iniciado operação. 

Neste reinício a Samarco vai operar a uma capacidade de 7 a 8 milhões de toneladas/ano de pelotas, o que representa 28% de sua capacidade total. 

"Tomamos a decisão de retornar de uma forma gradual, com muita segurança e usando novas tecnologias. Este momento reflete o compromisso da empresa com o reinício sustentável, a segurança operacional, o meio ambiente e o relacionamento com as comunidades. Estamos comprometidos com uma mineração moderna, segura e sustentável", destacou Rodrigo Vilela, diretor-presidente da Samarco. 

Em entrevista exclusiva à Brasil Mineral, Rodrigo Vilela, fala dos desafios que tiveram de ser vencidos para colocar a empresa de volta no cenário produtivo da mineração brasileira e da importância que este retorno representa para o setor mineral e para o País.

Confira a íntegra da entrevista em https://youtu.be/O5_a6ZAKKJM