AÇO

China cancela isenções à exportação

04/05/2021

 

O Ministério das Finanças da China anunciou que alguns produtos siderúrgicos teriam suas isenções fiscais de exportação canceladas a partir de 1º de maio. A maioria desses produtos tinha um desconto total de 13% do IVA da China na exportação. Ao mesmo tempo, outro anúncio do Ministério mostra que a China está tomando medidas para impulsionar as importações de aço a fim de reduzir a produção nacional de aço bruto.

De acordo com o documento público, a redução do imposto de exportação para 146 produtos siderúrgicos será cancelada a partir de maio. Além do aço-liga em pó sob o código SH 7205.21.00, os códigos SH dos produtos de aço para os quais os descontos de impostos serão cancelados variam de 7209.25.00 a 7307.99.00. Esses produtos incluem principalmente chapas laminadas a frio de aço carbono, chapas de aço não ligado revestidas, barras e fio-máquina não ligas revestidas, bobinas de aço inoxidável laminadas a quente, chapas e placas, bobinas de aço inoxidável laminadas a frio, folhas e chapas, barras de aço inoxidável e fio-máquina, bobinas laminadas a quente com adição de liga, placas, placas laminadas a frio com adição de liga, folhas de aço com adição de liga revestidas, vergalhões laminados a quente não ligados e vergalhões e fios adicionados de liga haste, tubos e perfis de aço carbono e inoxidável.

A maioria dos produtos siderúrgicos que não tiveram seus descontos cancelados, como a BQ de aço carbono, já haviam cancelados seus descontos anteriormente. Os analistas da Kallanish observam, no entanto, que as reduções de imposto de exportação para bobinas laminadas a frio de aço carbono e liga (exceto chapas) e bobinas galvanizadas e galvalume não foram canceladas e, portanto, permanecem em vigor.

Os dados alfandegários mostram que em 2019 a China exportou 44,19 milhões de toneladas de produtos para mercados internacionais sob os códigos HS que tiveram seus descontos cancelados, uma redução de 6,08% no comparativo anual. Esse número caiu 15,58% no comparativo anual, para 37,31 milhões de toneladas em 2020. No primeiro trimestre deste ano, os mercados de exportação tiveram um forte desempenho em meio à recuperação econômica global. O volume de exportação foi de 12,86 milhões de toneladas, com um aumento de 29,78% ano a ano, superando os níveis do mesmo período dos últimos três anos.

Além disso, outro documento do Ministério das Finanças remove as taxas de importação de ferro-gusa, DRI, sucata, ferrocromo, tarugo de carbono e tarugo de aço inoxidável a partir de 1º de maio. Os impostos de exportação sobre ferrossilício, ferrocromo, ferro-gusa de alta pureza e outros produtos aumentaram cerca de 5%. ''Os ajustes acima são adequados à redução dos custos de importação, expandindo as importações de recursos siderúrgicos, apoiando a redução doméstica na produção de aço bruto, orientando a indústria siderúrgica para reduzir o consumo total de energia e promovendo a transformação e modernização da indústria siderúrgica e de alta qualidade'', afirma o Ministério.