RHI MAGNESITA

Apoio a programa de base tecnológica

20/04/2021

 

A RHI Magnesita é parceira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no Escale-se – programa que vai promover novos negócios de base tecnológica, a partir de necessidades da indústria e de pesquisas acadêmicas. Com o apoio, a companhia pretende incentivar e dar vazão aos projetos com grande potencial, que na maior parte das vezes não são colocados em prática. Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apenas 6% das pesquisas desenvolvidas pela instituição já chegaram ao mercado.

O Escale-se é fruto de uma parceria entre o Escalab – Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT Midas), o hub de inovação da FIEMG (FiemgLab) e da RHI Magnesita. “Como resultados, esperamos ver no mercado empresas mais inovadoras, com tecnologias que resolvem problemas e ampliam negócios”, destaca Rochel Montero Lago, professor da UFMG e reconhecido por sua atuação nas áreas de inovação e empreendedorismo acadêmicos. Para Paschoal Bonadia, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para as Américas, da RHI Magnesita, fomentar programas como o Escale-se traz benefícios e oportunidades tanto para a indústria, quanto para os pesquisadores. “As demandas da indústria são muito dinâmicas, por isso, precisamos estar aptos ao que pode nos tornar ainda mais eficientes. Além do apoio a pesquisadores e estudantes, incentivar programas de inovação aberta com ganhos tecnológicos reais só agrega à nossa capacidade de inovação e entrega de valor para os nossos clientes.”

O Escale-se está aberto a estudantes de graduação, pós-graduação, professores ou pesquisadores que estejam vinculados a alguma instituição de ensino de Minas Gerais e atuem em áreas chamadas hard science, como Química, Física, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, de Minas, Metalúrgica e Ambiental. Os interessados podem escolher entre submeter uma tecnologia que vai solucionar desafios sugeridos pela RHI Magnesita ou optar por uma modalidade livre, não vinculada às propostas da empresa. Inicialmente serão mapeadas 30 tecnologias promissoras em hard science no ecossistema de inovação mineiro. Deste grupo, de 10 a 15 passarão para fase de pré-aceleração, com mentorias e consultorias para que as ideias sejam transformadas em possibilidades de negócio. Na etapa seguinte, serão selecionadas de duas a cinco equipes que passarão por avaliações e planejarão a transferência da escala de bancada no laboratório para uma escala industrial, em maior quantidade.

No final, o programa oferece até R$ 100 mil de aporte para o escalonamento da tecnologia vencedora. O edital e o formulário de inscrições estão no site do programa: escalese.com.br. Outras informações podem ser consultadas nas redes sociais (@escale_se) ou pelo e-mail [email protected]

O Escale-se tem o apoio grandes parceiros: UFMG, Fapemig, Senai, CTIT UFMG, Inova UFMG, Fundep, INCT Midas e Biominas Brasil.