Vale quer implantar monitoramento cognitivo de rede em Carajás

14/10/2024
A tecnologia testada oferece uma solução para a criação de redes que podem detectar, pensar e agir antecipadamente, permitindo a comunicação de missão crítica em ambientes de alto risco

 

Braço de pesquisa da Nokia, a Nokia Bell Labs firmou acordo de pesquisa com a Vale para implementar um serviço de monitoramento cognitivo de rede, que permitirá melhorar o desempenho, a confiabilidade e a segurança das operações de mineração. O acordo amplia a parceria já existente na mina autônoma de minério de ferro da Vale em Carajás, a maior mina a céu aberto de minério de ferro do mundo. A tecnologia testada oferece uma solução para a criação de redes que podem detectar, pensar e agir antecipadamente, permitindo a comunicação de missão crítica em ambientes de alto risco.

A expectativa é que as futuras redes de missão crítica aumentem ainda mais a produtividade e a segurança ao incorporar serviços cognitivos em quase todas as camadas da operação. Os Nokia Bell Labs e a Vale vão colaborar para desenvolver esses sistemas dentro da conectividade, possibilitando futuras operações de mineração e automatizando a inteligência de planejamento. As empresas vão criar um gêmeo digital holístico para operações conectadas de missão crítica na mina. O serviço de monitoramento cognitivo de rede permitirá aprimorar o desempenho, a confiabilidade e a segurança das operações de mineração, utilizando dados dos sistemas de produção, como caminhões de transporte e perfuratrizes autônomas, correlacionando-os com KPIs da rede.

O projeto utiliza a plataforma de pesquisa NiX (Nokia Industrial eXperience), o que levou à criação de uma nova iniciativa focada na implementação de uma solução de Mina Digital Cognitiva em Rede, dentro da organização de Estratégia e Tecnologia da Nokia. “Essa colaboração entre Nokia Bell Labs e a Vale é o próximo passo para tornar a indústria de mineração mais segura e produtiva. As minas são operações complexas, multi-domínios e com múltiplos stakeholders, onde baixa agilidade e alta incerteza podem impactar significativamente a lucratividade. Os resultados dessa colaboração permitirão a criação de serviços cognitivos que podem melhorar os processos de mineração, a sustentabilidade e a segurança dos trabalhadores. Juntos, impulsionaremos uma revolução que mudará a forma como projetamos e controlamos redes – e minas”, disse Lelio Di Martino, gerente geral da iniciativa de Mina Digital Cognitiva na Nokia. Para Mario Azevedo, gerente global de Projetos de Engenharia e Tecnologia da Vale, a conectividade é um fator chave para aprimorar as operações na empresa, impulsionando melhorias em eficiência, segurança e desempenho. “Ao integrar tecnologias avançadas de conectividade com os Nokia Bell Labs, um de nossos parceiros, garantimos processos mais robustos e consistentes entre os grupos de TI e Operações, implementamos monitoramento em tempo real para um ambiente de trabalho mais seguro e otimizamos processos para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência. Essa abordagem estratégica nos capacita a alcançar a excelência operacional e a manter o foco no que mais importa: segurança e geração de valor”. 

 

Direto da Fonte