St George Mining firma parceria para aproveitar cério em Araxá

13/03/2026
O objetivo é ampliar o aproveitamento industrial das terras raras presentes em Araxá e fortalecer a cadeia de inovação associada a esses minerais estratégicos.

 

A St George Mining assinou memorando de entendimento com a empresa brasileira Nanum Nanotecnologia para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao aproveitamento do elemento cério, pertencente ao grupo das terras raras presente no Projeto Araxá. A iniciativa integra a estratégia da companhia de agregar valor em território nacional aos minerais críticos que são utilizados em aplicações tecnológicas e na transição energética.

A parceria prevê a colaboração entre as partes para transformar o cério extraído do Projeto Araxá em produtos comerciais. O objetivo é ampliar o aproveitamento industrial das terras raras presentes em Araxá e fortalecer a cadeia de inovação associada a esses minerais estratégicos. O cério é o elemento mais abundante entre as terras raras e possui diversas aplicações industriais.

A Nanum utilizará sua tecnologia inovadora para estudar a produção de compostos avançados à base de cério em escala nanométrica. Esses compostos têm aplicações em setores como catalisadores industriais, revestimentos, indústria química e materiais avançados, ampliando o potencial de uso do elemento em diferentes cadeias produtivas com ganhos nos requisitos de sustentabilidade. “Araxá reúne um conjunto de minerais estratégicos que ganham importância crescente frente às demandas da economia global neste momento. À medida que aprofundamos o conhecimento sobre esse recurso, surgem novas oportunidades de agregar valor e criar negócios no Brasil, reforçando nossa cadeia industrial”, disse o diretor-geral da St George no Brasil, Thiago Amaral.

Para o CEO da Nanum, José Fernando Contadini, a colaboração representa uma oportunidade de conectar pesquisa aplicada e desenvolvimento industrial. “Teremos a chance de substituir parte ou a totalidade das nossas importações com a produção nacional de produtos de cério”, explica. O memorando prevê a realização de estudos tecnológicos, testes químicos e avaliação de rotas de processamento capazes de transformar o cério em produtos comerciais. Também será analisada a possibilidade de acordos de fornecimento de longo prazo para o material processado.