Siemens decide separar negócio de eMobility

27/09/2024
A separação da Siemens eMobility dará à empresa liberdade empreendedora para se transformar em um player de mercado mais ágil

 

A Siemens decidiu desmembrar o negócio de eMobility que atualmente tem um forte núcleo tecnológico e portfólio. A separação da Siemens eMobility dará à empresa liberdade empreendedora para se transformar em um player de mercado mais ágil, focado e eficiente, além de permitir que a Siemens eMobility aproveite melhor as oportunidades no mercado de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (EV) dinâmico e de rápido crescimento. Criado em 2018, quatro anos depois a eMobility tornou-se uma unidade de negócios separada. 

A Siemens fez investimentos orgânicos voltados para construir a liderança tecnológica do negócio de eMobility e fortalecer o portfólio de produtos. O negócio também executou várias aquisições, incluindo mais recentemente a Heliox, especialista em soluções de carregamento rápido DC, focada em frotas de eBus e eTruck. A aquisição da Heliox ampliou o alcance de mercado da Siemens, principalmente na Europa e América do Norte, ao mesmo tempo em que melhorou as capacidades em eletrônica de potência.

O próximo carve-out combinará a Siemens eMobility e a Heliox em uma estrutura legal dedicada, bem posicionada para aproveitar a experiência e a inovação da Siemens e a cultura pioneira da Heliox. Esta configuração futura criará condições ótimas para impulsionar o progresso e expandir a liderança no mercado, acelerando ainda mais a transformação sustentável da mobilidade. “A nova configuração da eMobility permitirá que o negócio acelere a lucratividade ao focar em segmentos de negócios de alto potencial e geografias estrategicamente relevantes. Ele terá mais liberdade para definir suas áreas de foco com base nos pontos fortes do negócio. Este negócio estará bem posicionado para promover novas parcerias para aumentar o acesso do cliente por meio de novos canais de vendas e enriquecer as capacidades em novos mercados finais”, disse Matthias Rebellius, Membro do Conselho de Administração da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure. “Construir uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos é crucial para atingir a eletrificação do transporte, uma peça central na aspiração de atingir o zero líquido até 2050”. A Siemens eMobility oferece hardware, software e serviços habilitados para IoT para carregamento CA e CC de 11 kW a 1 megawatt para uma ampla gama de aplicações. Hoje, o negócio tem unidades de produção e P&D na Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Índia e Holanda. 

Direto da Fonte