SGB divulga Carta Geológica: Folha Agropecuária Cachimbo

07/09/2023
A carta permite conhecer e selecionar áreas potencialmente mineralizadas e, desta forma, desenvolver um plano de pesquisa para aplicação de técnicas mais eficientes de exploração mineral.

 

Por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou a Carta Geológica: Folha Agropecuária Cachimbo, que permite conhecer e selecionar áreas potencialmente mineralizadas e, desta forma, desenvolver um plano de pesquisa para aplicação de técnicas mais eficientes de exploração mineral, de acordo com as informações disponíveis.

Tais medidas contribuem para aproveitar melhor as áreas, reduzir custos de exploração, aumentar a segurança no negócio e principalmente diminuir impactos ambientais, além de permitir ao poder público um melhor planejamento do uso do solo, gerar novos investimentos e empregos, de forma direta e indireta. A publicação também visa subsidiar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e o ensino em geociências.

A Carta Geológica: Folha Agropecuária Cachimbo tem ainda como meta fornecer subsídios geológicos que ajudem no entendimento e avanço da pesquisa mineral, dos recursos hídricos e da gestão territorial, além de outras atividades aplicadas ao interesse social. As cartas geológicas contêm as seguintes informações: Tipo, idade e localização de formações geológicas; Localização dos depósitos e ocorrências minerais em superfície; Inclinação e direção das estruturas das rochas e Informações sobre a deformação das rochas.

A Cartas publicadas pelo SGB colaboram com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, por serem importantes para determinar a melhor localização para depósitos de lixo, aterros sanitários, locais para estações de tratamento de águas residuais de indústrias, entre outras finalidades. Em 2023, o SGB prevê disponibilizar 42 cartas geológicas. Em 2022, foram produzidas 27 cartas, que estão disponíveis no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo). Maiores informações sobre a Carta Geológica: Folha Agropecuária Cachimbo podem ser acessadas pelo link https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/23343.

Direto da Fonte