Rio Tinto e Caterpillar buscam emissão zero

16/09/2021
A expectativa é que a primeira implantação operacional em nível mundial seja de cerca de 35 novos caminhões autônomos.

 

A Rio Tinto e a Caterpillar assinaram um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de caminhões autônomos de emissão zero da Caterpillar. Os veículos serão usados em uma das operações de mineração da Rio Tinto na Austrália Ocidental.

A mineradora irá utilizar o caminhão autônomo 793, de 220 toneladas, com emissões zero do fabricante, incluindo a validação da tecnologia emergente de emissão zero da Caterpillar. A Rio Tinto e a Caterpillar irão progredir em uma série de marcos de desenvolvimento para incluir um programa-piloto de 793 protótipos, testes e testes de pré-produção.

A expectativa é que a primeira implantação operacional em nível mundial seja de cerca de 35 novos caminhões de transporte autônomos Caterpillar 793 com emissão zero estará em Gudai-Darri assim que o desenvolvimento for concluído. Gudai-Darri é a mina de minério de ferro mais tecnicamente avançada da Rio Tinto, em Pilbara, Austrália Ocidental. “Nossa ambição de atingir emissões líquidas zero em nossas operações é uma prioridade. Alcançar essa ambição exigirá soluções novas e inovadoras e parcerias com parceiros fornecedores como a Caterpillar. Esta colaboração representa um pequeno, mas importante passo nessa jornada”, disse o diretor comercial da Rio Tinto, Alf Barrios. 

Ele comenta ainda que espera validar esses caminhões de transporte com emissões zero em apenas alguns anos. “A tecnologia avançada em Gudai-Darri a coloca na vanguarda das novas operações de mineração em todo o mundo e estamos ansiosos para adicionar caminhões de transporte de emissões zero da Caterpillar ao local”. A presidente do Grupo Caterpillar, Denise Johnson, disse que a integração da autonomia com uma frota de emissões zero demonstra o compromisso da Rio Tinto em atingir emissões líquidas zero. “Ao alavancar essas tecnologias em seus locais, a Rio Tinto pode aumentar a produtividade, a eficiência com mais segurança e ser mais sustentável. Temos o prazer de fazer parte da jornada de sustentabilidade da Rio Tinto e esperamos desenvolver nossa colaboração de longa data”. 

Em junho de 2021 a Rio Tinto havia anunciado que iria implantar o primeiro caminhão-pipa totalmente autônomo do mundo em Gudai-Darri, que também será produzido pela Caterpillar. A Rio Tinto está avaliando vários escopos de projeto para a Fase 2 de Gudai-Darri como parte de um estudo de pré-viabilidade de US$ 44 milhões em andamento.