CAT apresenta caminhão elétrico para mina subterrânea

22/12/2023
A novidade amplia o portfólio de bateria elétrica e tecnologia semiautônoma da empresa

 

A Caterpillar Inc. demonstrou com sucesso à Newmont e outros líderes do setor o seu primeiro protótipo de caminhão elétrico de bateria para mineração subterrânea.  A novidade amplia o portfólio de bateria elétrica e tecnologia semiautônoma da empresa para aplicações de mineração subterrânea. A apresentação foi realizada no campo de testes da empresa na Tasmânia, Austrália.

O protótipo de caminhão elétrico de mineração subterrânea elétrico a bateria foi desenvolvido com a opinião do cliente e o suporte da Newmont Corporation. As empresas estão colaborando para alcançar a visão da Newmont de um sistema de mineração ponta a ponta, totalmente conectado, automatizado e com emissão zero de carbono. “Este marco é um reflexo da parceria entre nossas equipes da Newmont e da Caterpillar, demonstrando o impacto da forte colaboração na indústria de mineração”, disse Rob Atkinson, vice-presidente executivo da Newmont. “Alcançar este marco juntos, combinando capacidades e valores partilhados, é uma prova da força da nossa aliança estratégica”.

Este caminhão elétrico a bateria completará a primeira solução de carga e transporte subterrâneo totalmente elétrica da Caterpillar quando combinado com a carregadeira elétrica a bateria R1700 XE disponível comercialmente. “Este é um marco para toda a equipe da Caterpillar, pois trabalhamos mais próximos do que nunca com a Newmont para fornecer opções mais sustentáveis para a indústria de mineração subterrânea”, disse Denise Johnson, presidente do grupo Resource Industries da Caterpillar. A companhia concluiu também demonstração de sua crescente autonomia e capacidade de automação. Esta tecnologia aborda alguns dos principais desafios de segurança enfrentados diariamente pelos clientes de mineração subterrânea, com o risco de colisão ao movimentar máquinas pesadas em espaços escuros e apertados. “Caminhões autônomos podem ajudar a aumentar a segurança nas minas, removendo operadores de locais potencialmente perigosos ou remotos. Além disso, esses recursos podem melhorar a produtividade, criando maior visibilidade para os coordenadores das minas, permitindo operações mais consistentes para máquinas com equipe e autônomas”, comentou Denise. “Estamos construindo nossa base de soluções autônomas líderes do setor para operações de superfície, juntamente com nossa profunda experiência em tecnologia subterrânea, para fornecer melhorias significativas na produtividade e na segurança para clientes de mineração subterrânea”. Esta demonstração é o exemplo mais recente do progresso da Caterpillar, desenvolvendo ofertas mais sustentáveis para a indústria de mineração, tanto na superfície quanto no subsolo.

Direto da Fonte