Caterpillar alcança 300 mil máquinas de construção no Brasil

11/01/2023
A Caterpillar foi a primeira fabricante de máquinas de construção a iniciar operações locais, em 1954.

 

Após produzir a primeira motoniveladora, há sessenta anos, a Caterpillar comemora a marca de 300 mil máquinas de construção fabricadas no Brasil. A Caterpillar foi a primeira fabricante de máquinas de construção a iniciar operações locais. Em 1954, a empresa abriu escritório comercial e armazém de peças de reposição para o suporte à então crescente frota de equipamentos importados em operação. “Este marco é alcançado em um ano especial para nós, pois estamos concluindo o investimento de R$ 600 milhões na modernização da fábrica de Piracicaba”, comenta o presidente da Caterpillar Brasil, Carlos Alexandre Oliveira.

O montante investido começou em 2018 e a conclusão do ciclo está prevista para este ano. Entre os destaques estão a construção da maior linha de montagem de motoniveladoras da América Latina, que entrou em operação em agosto passado, a aquisição de novos equipamentos de produção, como robôs de soldagem, a introdução de novos processos industriais e a otimização do layout da fábrica. Para melhor apoiar as operações, a Caterpillar está construindo um novo prédio de logística. 

Antes da inauguração da nova linha de montagem, a Caterpillar concluiu a expansão das operações de sua unidade de Campo Largo (PR), com uma nova linha de montagem de produtos compactos. Como resultado desse investimento, a Caterpillar tornou-se a única empresa produtora de minicarregadeiras no Brasil, além de incorporar àquela unidade processos industriais avançados, ferramentas. A fabricação de minicarregadeiras no país gerou aproximadamente 400 empregos diretos na unidade.

Nas fábricas de Piracicaba e Campo Largo, a Caterpillar produz diversos modelos e portes de motoniveladoras, carregadeiras, tratores de esteiras, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores. A produção supre parte da demanda brasileira e ajuda a abastecer clientes de praticamente todo o mundo. “A Caterpillar tem um legado de prover produtos e serviços que melhoram continuamente a qualidade de vida das pessoas, ajudamos nossos clientes a atender às necessidades de infraestrutura da sociedade, como residências, água potável, transporte e energia confiáveis. Temos orgulho de como ajudamos nossos clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável”, conclui Carlos Alexandre Oliveira.

Direto da Fonte