REFRATÁRIOS

RHI Magnesita investe em Coronel Fabriciano

16/03/2021

 

A RHI Magnesita desenvolve um programa de P&D com duração prevista de quatro anos que visa à expansão de sua posição de liderança em sustentabilidade na indústria de refratários. A companhia investirá € 50 milhões em pesquisa tecnológica e na construção de uma planta piloto nos próximos quatro anos, incluindo novas tecnologias para a captura de CO2. "Estamos caminhando para um mundo neutro de CO2", disse Francisco Carrara, presidente da RHI Magnesita no Brasil e América do Sul. "Nossos projetos-piloto permitirão um enorme progresso no sentido de nos tornarmos um negócio neutro de carbono e posicionar a RHI Magnesita como um fornecedor preferencial para nossos clientes, que estão trabalhando duro para alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade", acrescentou. 

No Brasil, em 2019 e 2020, a companhia tem investido no desenvolvimento de novas soluções, equipamentos e processos sustentáveis em sua unidade de reciclados. Para este ano, a RHI Magnesita prepara um novo aporte para ampliar a capacidade produtiva de sua planta em Coronel Fabriciano (MG). 

Em 2020, a RHI Magnesita no Brasil anunciou aportes de R$ 180 milhões em sua operação da Bahia, para a construção de um forno rotativo de alta tecnologia na cidade de Brumado (BA). "A previsão é de que até o fim deste ano o novo equipamento já inicie a fase de comissionamento. Trata-se de uma solução que permitirá o aproveitamento de minérios de magnesita, aumentando a vida útil da nossa mina. Este resultado foi fruto de pesquisas e inovações conduzidas regionalmente pela empresa de forma pioneira" completa o presidente no Brasil e América do Sul.

Apesar da interrupção causada pela pandemia, a RHI Magnesita continuou focada em cumprir sua estratégia, que gira em torno de três pilares principais:  Redução de custos para melhorar ainda mais a competitividade: a RHI Magnesita acelerou suas iniciativas de redução de custos e está a caminho de entregar € 100 milhões de economia no EBITA anualizado até 2022, com pico de capex em 2021; Aprimoramento do modelo de negócios: a expansão do modelo de negócios de soluções e oferta de sustentabilidade, investimento em projetos de transformação digital, automação e robótica, posicionamento para o crescimento em novos mercados e o desenvolvimento do negócio de Flow Control, além de uma parceria com a Microsoft para acelerar a transformação digital e oferecer novas formas de trabalhar com os clientes. O Grupo continua prevendo uma contribuição de EBITA de € 40-60 milhões até 2022. O último pilar refere-se às oportunidades em mercados em crescimento, como China e Índia. Durante 2020, a RHI Magnesita continuou a descentralizar as funções globais para estar mais perto dos clientes e implementar um modelo de produção "local focado no local", permitindo atender melhor à demanda regional. Além do crescimento orgânico, a RHI Magnesita continua a buscar oportunidades de fusões e aquisições nas principais regiões de crescimento e segmentos de mercado.

Em 2020, a empresa registrou lucro bruto de 24,4% (2019: 24,5%) e EBITA ajustado de 11,5% (2019: 14,0%). Além disso, a empresa atingiu um fluxo de caixa operacional ajustado positivo de € 290 milhões (2019: € 359 milhões), apoiado por uma forte gestão do capital de giro, levando a uma redução da dívida líquida para € 582 milhões (2019: € 650 milhões). O Conselho recomendou um dividendo final de € 1,00 por ação, elevando o dividendo total em relação a 2020 para € 1,50 por ação. "2020 foi o ano mais desafiador que nossa indústria já experimentou. Ao longo da pandemia, a RHI Magnesita protegeu a saúde e a segurança de nossos colaboradores, garantiu a continuidade dos negócios para nossos clientes e tomou iniciativas para melhorar a liquidez e sustentar a rentabilidade futura. Através de uma das mais severas crises já registradas, demonstramos a resiliência do nosso modelo de negócios e o excelente comprometimento de nosso time, enquanto nossa forte posição financeira nos permitiu acelerar o investimento em nossas prioridades estratégicas.", comentou Stefan Borgas, CEO da RHI Magnesita.